Conectado por

Rondônia, terça, 19 de março de 2024.

Concursos

MEC divulga datas do Enem


Compartilhe:

Publicado por

em

MEC divulga datas do Enem

Por conta do coronavírus, o exame previsto para 2020 foi adiado para 2021


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na última quarta-feira (8), as novas datas para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

A definição das novas datas do Enem foi feita após diálogos com as secretarias estaduais de Educação e entidades representativas das instituições de ensino superior públicas e privadas e enquete com estudantes, disponibilizada na última semana de junho, em que mais da metade dos inscritos preferiu os meses de dezembro e janeiro.


Continua após a publicidade
AUMENTE SUAS VENDAS - MELHORE A IMAGEM DO SEU NEGÓCIO OU EMPRESA

De acordo com o presidente do Inep, o instituto está preparado para aplicar o exame em janeiro e busca, junto ao Ministério da Economia, um aporte adicional de R$ 70 milhões para adequações de segurança contra o novo coronavírus.

“Vamos tomar todas as medidas de segurança do ponto de vista sanitário para a aplicação da prova. Para isso, teremos de alugar novas salas e disponibilizar equipamentos de segurança, como máscaras e álcool em gel, o que gera um custo além do que foi planejado inicialmente”, disse Alexandre Lopes, em entrevista coletiva realizada por videoconferência.

Ao ressaltar a importância da realização da prova no primeiro semestre de 2021, a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília Motta, disse que “este é um ano que está sendo muito difícil e chegar a um consenso não é fácil. No entanto, a decisão agradou a todos nós, porque a gente não pode perder o primeiro semestre, que é muito importante, nem perder a organização do Prouni, do Sisu e do Fies. Então, o Conselho Nacional de Secretários de Educação unanimemente aprovou esta data e achou-a muito interessante para os alunos da rede pública”.

Durante a coletiva, o MEC pontuou que, caso as instituições de ensino achem necessário, será possível abrir um terceiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2020. A segunda edição do Sisu 2020 já está com inscrições abertas e seguem até o dia 10 de julho.

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

 

Compartilhe: