Conectado por

Rondônia, terça, 16 de abril de 2024.

Exame

Lives literárias: confira o que assistir nessa semana


Compartilhe:

Publicado por

em

Bate-papo com tradutora

A escritora e tradutora americana Flora Thomson-Deveaux, responsável pela mais nova tradução de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” nos Estados Unidos, bate-papo com o público às 18h hoje (7), no Instagram da Penguin Companhia. A live comemora os dez anos da chegada da editora Penguin no Brasil, dando início ao selo Penguin Companhia. Thomson-Deveaux conversa com a editora Luara França sobre a experiência e desafios de verter Machado de Assis para o inglês. Lá fora, o livro promete ampliar os leitores anglófanos de Assis e da literatura brasileira.

Live na Livraria da Vila

Na quinta-feira (9), às 19h, o presidente da Livraria da Vila, Samuel Seibel, conversa com a jornalista e historiadora Josélia Aguiar, autora de “Jorge Amado: Uma Biografia” (editora Todavia). Curadora das edições 2017 e 2018 da Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), Aguiar fala sobre o cenário atual da literatura brasileira, seu trabalho como diretora da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e dos desafios de pesquisar e escrever o livro sobre Amado. A live pode ser acessada no perfil da Livraria da Vila.

Lançamento da Serrote

O Instituto Moreira Salles e a revista serrote promovem duas lives como parte da chegada de uma edição especial, virtual e gratuita, sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus. A revista, que pode ser acessada gratuitamente aqui, traz seis ensaios inéditos sobre a pandemia e o isolamento social no Brasil. Um dos artigos é da poeta e tradutora Stephanie Borges, que reflete sobre a obsessão contemporânea pela figura do morto-vivo e como isso atua no atual cenário nacional.

Já o autor Federico Finchelstein fala em “O líder fascista como encarnação da verdade” sobre as atuações de Donald Trump e Jair Bolsonaro frente à pandemia. A edição especial ainda traz tradução de um artigo do historiador italiano Carlo Ginzburg, “O vínculo da vergonha”, sobre a relação entre indivíduos e senso de comunidade.

Amanhã, 8 de julho, às 17h, Federico Finchelstein debate no YouTube do IMS diante do tema “Pandemia e facismo”. A fala será em espanhol e não terá tradução simultânea. No dia 15 de julho, Jefferson Barbosa, da plataforma PerifaConnection, faz reflexão sobre a pandemia nas periferias das grandes cidades brasileiras e como coletivos vem atuando nos bairros periféricos para combater o coronavírus.

View this post on Instagram

A “serrote”, revista de ensaios do Instituto Moreira Salles, lança uma edição especial, GRATUITA e digital, com reflexões sobre o atual momento de exceção. A publicação estará disponível para download a partir de hoje, 6 /7, no site da revista (revistaserrote.com.br). . Por ocasião do lançamento da edição especial, haverá duas conversas ao vivo pelo canal do IMS no YouTube (imoreirasalles), nos dias 8 e 15/7, às 17h. . PROGRAMAÇÃO DAS CONVERSAS 📅 8/7, quarta-feira, às 17h Pandemia e fascismo, com Federico Finchelstein Mediação: Guilherme Freitas 🔴 Ao vivo no canal do IMS no YouTube (imoreirasalles) . 📅 15/7, quarta-feira, às 17h Pandemia e periferias, com Jefferson Barbosa Mediação: Paulo Roberto Pires 🔴 Ao vivo no canal do IMS no YouTube (imoreirasalles) . Link na bio. #grátis #download #serrote #revistaserrote #debates #aovivo #live #pandemia #periferia #fascismo

A post shared by Instituto Moreira Salles (@imoreirasalles) on

The post Lives literárias: confira o que assistir nessa semana appeared first on Exame.

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: