Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Geral

Governo esclarece matéria sobre kits PCR do Lacen


Compartilhe:

Publicado por

em

O Laboratório Central de Saúde Pública-Lacen é uma unidade de saúde de Referência Estadual vinculado a Secretaria de Estado da Saúde e a Coordenação de Laboratórios de Saúde Pública-CGLAB/MS.

Atualmente é o único Laboratório responsável pela realização dos testes da Covid-19 atendendo aos 52 municípios utilizando a metodologia padrão ouro,Rt-PCR- Biologia Molecular.

Os insumos utilizados na biologia molecular estão em escassez mundial e o Ministério da Saúde que é o responsável pela distribuição vem encontrando dificuldades em suas aquisições e com isso os Lacens estão com problemas de abastecimento.

Antes mesmo da falta de kits por parte do MS,a Sesau juntamente com o Lacen providenciou 2 chamamentos para aquisição de insumos incluindo o que hoje está escasso( kit de extração de RNA)para técnicas manuais e automatizadas e as empresas tem entregue as mercadorias dentro do prazo estipulado nos referidos TR.

Com o aumento da demanda atrelado a entrega fracionada desses kits hoje o Lacen conta com poucos testes e estes serão utilizados em pacientes graves e ,obitos. As demais amostras seguirão na segunda feira para serem testadas na Fiocruz-Rio e a mesma libera o resultado entre 24 a 48h não causando atrasos na rotina laboratorial.

Hoje o Lacen está liberando todos os resultados dos pacientes que deram entrada ontem e consta 657 pacientes aguardando resultado. Na próxima semana o estoque de kits de extração serão entregues ao Lacen não causando demora no diagnóstico para tomada de decisão.

 

Direito de resposta para a seguinte matéria:

Os kits de exames PCR acabam em dois dias, com isso os números oficiais de novos casos e mortes deverão diminuir

Compartilhe: