Conectado por

Rondônia, terça, 19 de março de 2024.

Nacional

MPT, TRT e UNOPS entregam 50 ventiladores pulmonares para hospitais no Acre


Compartilhe:

Publicado por

em

MPT, TRT e UNOPS entregam 50 ventiladores pulmonares para hospitais no Acre
Cinquenta ventiladores pulmonares foram entregues na quinta-feira (02), em Rio Branco/AC, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região e Governo do Estado do Acre. A compra dos equipamentos foi realizada pelo UNOPS, organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, compras e gestão de projetos com recursos do Governo do Acre e da conversão de multas destinadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre e aplicadas pela Justiça do Trabalho.


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde (SESACRE) recebeu 2.700 litros de álcool líquido 70% para limpeza de superfícies, na última quarta-feira, 24, fruto de outra destinação realizada pelo MPT.

O governador do Acre, Gladson Cameli, falou das dificuldades do processo de compra e ressaltou a garantia da qualidade dos ventiladores aduiridos pelo UNOPS.Já o secretário de Saúde, Alysson Bestene complementou que “esses 50 respiradores vão dar o suporte para todo o estado. No Juruá, vai ser muito importante para o funcionamento do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul. Somente lá, saímos de 8 para 18 leitos de UTI e vamos ampliar para 28 leitos”.


Continua após a publicidade
AUMENTE SUAS VENDAS - MELHORE A IMAGEM DO SEU NEGÓCIO OU EMPRESA

A entrega em Rio Branco (AC) foi realizada pelo Ministério da Saúde que buscou os equipamentos na cidade de São Paulo. Eles foram importados da China e são certificados pela Anvisa. Os equipamentos são utilizados por pacientes graves infectados pela COVID-19. Eles serão distribuídos da seguinte maneira: 15 para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e 15 para o Instituto Nacional De Traumatologia E Ortopedia (Into – AC), ambos em Rio Branco. Já outros 20 vão para o interior, 15, para  Juruá e 5, para Brasiléia.

“Considerado artigo escasso no mercado, o MPT no Acre se alegra em ter contribuído para a aquisição desses ventiladores, certo de estar tutelando o maior bem jurídico dos trabalhadores e da sociedade acreana: a defesa da vida!”, afirmou a coordenadora da Procuradoria do Trabalho no Município de Rio Branco, procuradora Marielle Guerra Viana Cardoso. Ela agradeceu ainda servidores e juízes, em especial, o servidor do MPT, André Casas, e juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco, Fábio Lucas.

“A destinação decorrente do valor relativo à indenização por dano moral coletivo prevista na sentença objetiva atender às necessidades da sociedade acreana, ao bem-estar, à igualdade e à justiça, de modo a concretizar os objetivos contidos na Constituição: construção de uma sociedade justa e solidária, redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos” afirmou o magistrado.

“É gratificante saber que nosso trabalho poderá salvar vidas de pessoas no Acre” comentou a representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, sobre a entrega dos ventiladores. Ela explicou ainda que o atual contexto de pandemia torna a compra de equipamentos assim ainda mais complexa. “Entretanto, o UNOPS vem utilizando sua capacidade de compras e junto com o MPT vem tendo resultados positivos na resposta à COVID-19 no país”, finalizou a representante.

Compartilhe: