Conectado por

Rondônia, terça, 19 de março de 2024.

Geral

Covid-19: biblioteca da CAPES contribui para pesquisas sobre o vírus


Compartilhe:

Publicado por

em

Covid-19: biblioteca da CAPES contribui para pesquisas sobre o vírus

O acervo disponibilizado pela biblioteca é gratuito


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

Diversos pesquisadores de pós-graduação, inclusive aqueles que se dedicam aos estudos sobre a Covid-19 estão utilizando cada vez mais o acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Por conta do isolamento social, os alunos buscam os conteúdos dos acervos para dar continuidade às suas pesquisas, já que estão impedidos de frequentarem as bibliotecas das instituições de ensino.

Segundo os dados da CAPES, o acesso aos acervos completos teve um aumento de 7,5% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Em abril do ano passado, foram computados 5,3 milhões de acessos, já este ano, o número chegou a 5,7 milhões.


Continua após a publicidade
AUMENTE SUAS VENDAS - MELHORE A IMAGEM DO SEU NEGÓCIO OU EMPRESA

Para Benedito Aguiar, presidente da CAPES, o Portal de Periódicos é uma das ferramentas que podem contribuir diretamente no enfrentamento à pandemia, pois garante o acesso ao que às pesquisas mais recentes que estão sendo feitas em todas as regiões do mundo.

Conforme dados divulgados pelo órgão, a Universidade de São Paulo (USP) foi uma das instituições que apresentou grande crescimento de arquivos baixados. Passando de 713 mil, em abril de 2019, para 1,1 milhão este ano, representando um aumento de 54%. Outra instituição de ensino de destaque foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Saindo de 237,1 mil para 267,5 mil.

Por conta da pandemia, o Portal de Periódicos está com acesso gratuito a alguns editores internacionais que abordam temas relacionados à Covid-19. A maior biblioteca virtual do Brasil oferece mais de 45 mil títulos que podem ser acessados por estudantes de mais de 400 instituições de ensino superior.

*Com Informações da CAPES

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe: