Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

Cerca de 10% da população de RO teve pelo menos um sintoma gripal em maio, aponta pesquisa do IBGE


Compartilhe:

Publicado por

em


Pesquisa também mostrou que taxa de desocupação no estado está abaixo da média nacional. PNAD Covid-19 foi realizada por telefone em mais de 3 mil municípios em todos o país. Parte das pessoas entrevistadas relatou ter tido sintomas gripais como febre
Pixabay/Divulgação
Mais de 180 mil moradores de Rondônia sentiram pelo menos um sintoma associado à síndrome gripal no mês de maio, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 10,2% da população do estado.
A pesquisa também aponta que 30 mil pessoas tiveram sintomas conjugados, sendo eles presença de perda de olfato ou paladar; ou tosse, febre e dificuldade para respirar; ou ainda febre, tosse e dor no peito.
Conforme o IBGE, a pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, realizada por telefone, constatou que das 182 mil pessoas que sentiram sintomas de síndrome gripal, 153 mil não procuraram uma unidade de saúde. Entre os que tiveram pelo menos dois sintomas, metade não procurou atendimento médico.
Mercado de trabalho
A pesquisa também mostrou que o estado ficou abaixo da média brasileira no índice de desocupação em relação ao mercado de trabalho. A média nacional ficou em 10,8% enquanto no estado foi de 8,2%.
Quanto ao afastamento das atividades, Rondônia teve 10,5% dos trabalhadores nessa condição, enquanto a média Brasil foi de 22,5%.
A maior parte dos afastados no estado, 75,6%, estava assim devido ao distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Das 87 mil pessoas afastadas, pouco mais de um terço deixou de receber a remuneração.
Em todo o Brasil, foram 190 mil domicílios pesquisados, em 3.364 municípios segundo o IBGE.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: