Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Exame

Após casos de violência policial em SP, Doria diz que vai retreinar PMs


Compartilhe:

Publicado por

em

Após os recentes registros de violência policial em São Paulo, o governo do estado afirmou, nesta segunda-feira, que vai retreinar a polícia estadual. O treinamento deve ocorrer a partir de julho. Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria disse que “não há condescendência com violência policial sob qualquer justificativa.”

“São Paulo tem mais de 85.000 policiais militares, mais de 20.000 policiais civis. É incompatível que uma minoria que representa 1% possa comprometer os 99% de uma polícia séria”, disse o governador.

De acordo com Doria, foi solicitado ao general João Campos, secretário de Segurança Pública, que implemente um treinamento capaz de atender, inicialmente, coronéis, tenentes, majores, capitães e sargentos da PM em São Paulo.

“Vamos iniciar o treinamento no comando da Polícia Militar na região da Luz e depois na Academia do Barro Branco, até chegar em todo o comando de nossas tropas.”

De acordo com Álvaro Camilo, secretário executivo da Polícia Militar de São Paulo, 220 policiais já foram demitidos na gestão Doria.

“Não falamos com orgulho, mas é sinal de transparência e rigor nas apurações”, ressaltou.

Entre janeiro e abril deste ano, São Paulo registrou aumento de 31% nas mortes cometidas por policiais. Só em abril, foram 119 mortos, já durante a quarentena por coronavírus.

Imagens que circulam nas redes sociais nas últimas semanas revelam a brutalidade policial em São Paulo. Uma das imagens mais recentes mostra um jovem negro de 19 anos sendo estrangulado duas vezes por um policial militar em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ele chega a desmaiar duas vezes, e é colocado desacordado em uma viatura da PM. O vídeo foi filmado e divulgado por moradores da região.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os policiais foram afastados. O caso está sendo investigado.

The post Após casos de violência policial em SP, Doria diz que vai retreinar PMs appeared first on Exame.

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: