Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

G1

Aplicativo para denúncia de queimadas urbanas é disponibilizado em Jaru, RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Ji-Paraná foi a primeira cidade da região a fazer uso da plataforma. Denúncias de crimes ambientais serão acessadas por órgãos de controle e fiscalização. App Guardiões da Amazônia para denúncias de queimadas urbanas já pode ser baixado em Ji-Paraná.
Divulgação/Google Play
A aplicativo para denúncias de queimadas urbanas “Guardiões da Amazônia” foi disponibilizado para a população de Jaru (RO), segundo a Prefeitura do Município. A plataforma já estava sendo usada para a denúncia de crimes ambientes ambientais em Ji-Paraná (RO).
O programa foi desenvolvido através de uma parceria entre Conselho Nacional da Amazônia Legal, Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e Semeia de Ji-Paraná, e pode ser baixado pelos sistemas IOS e Android.
Com ele, o cidadão pode registrar de forma anônima, através de textos e imagens, queimadas urbanas, desmatamentos e garimpos ilegais. As imagens, além de ajudar os órgãos competentes a localizar o espaço onde crime está sendo cometido, podem servir como prova contra os responsáveis pela infração.
O aplicativo permite que os órgãos de controle e fiscalização tenham acesso às informações para que possam apurar e autuar os responsáveis pelas queimadas. O aplicativo já é usado por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Bombeiros Civis e Polícia Ambiental da cidade.
Para baixar o Guardiões da Amazônia, é só acessar a loja virtual do smartphone e fazer o download.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: