Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Casos de coronavírus devem dobrar nos próximos dias em RO, indica pesquisa da Unir


Compartilhe:

Publicado por

em

Dados não contam com subnotificações e medidas de isolamento restritivo da última semana. Estado já acumula mais de 13 mil confirmações e quase 350 mortes. Pesquisa da Unir aponta que casos de Covid-19 podem dobrar nos próximos dias
Pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) acompanham o avanço da Covid-19 no estado. Segundo projeção apresentada pela última pesquisa, os casos do novo coronavírus podem dobrar nos próximos dias. Até esta terça-feira (16), o estado já soma 13.010 confirmações e 346 mortes. Em 24 horas, foram 830 casos diagnosticados.
De acordo com uma previsão baseada em um modelo matemático realizado pelos professores Tomás Daniel Menendez e Ana Lúcia Escobar, os rondonienses estão sentindo, agora, o relaxamento das normas de isolamento da última quinzena de maio.
“Se continuar a tendência de aumento que temos até hoje, a gente poderia chegar nos 20 mil casos no estado de Rondônia”, explicou Tomás Daniel.
Os dados não contam com as subnotificações e as medidas de isolamento restritivo da última semana. Porém, tais ações devem começar a refletir em 10 dias.
Seguindo a pesquisa, a diminuição no quantitativo de infecções não deve ser muito expressiva. A demora do resultado também pode ser um fator agravante de disseminação do novo coronavírus.
A grande preocupação é se o relaxamento nas medidas de prevenção não reflita no futuro. “É uma questão do próprio povo tentar entender que se você não tem necessidade de saír por aí, é melhor ficar em casa”, orientou Menendez.
As estatísticas apontam que, até esta terça-feira (16), os casos estão divididos da seguinte forma:
4.649 pessoas recuperadas;
346 óbitos;
405 pacientes internados;
43.687 testes feitos;
295 casos suspeitos aguardando resultado.
Ainda de acordo com a pasta, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 76,6% até esta terça-feira.
Porto Velho é a região com o maior número de infectados: são 8.136 confirmações. Depois vem Ariquemes (813), Guajará-Mirim (766) e São Miguel do Guaporé (580).
Distanciamento social controlado
O Governo de Rondônia publicou nesta terça o decreto de Distanciamento Social Controlado, anunciado no último domingo (14). O documento nº 25.138 estende a declaração de Estado de Calamidade Pública em todo o território rondoniense e flexibiliza a abertura gradual do comércio —desde que seja observado o impacto no sistema de saúde pública estadual.
Conforme o governo, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o avanço na confirmação de casos do novo coronavírus são parâmetros para determinar o nível de medidas restritivas em cada município (veja o que abre e fecha em cada fase).
É entendido como Distanciamento Controlado o monitoramento constante da evolução da pandemia e suas consequências sanitárias, sociais e econômicas, com base em evidências científicas. Observando o sistema de saúde e segmentações setorizadas das atividades econômicas, visando o equilíbrio entre a preservação da vida e os valores sociais do trabalho.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: