Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Exame

Reabertura do comércio em SP pode aumentar mortes em até 71%, diz pesquisa


Compartilhe:

Publicado por

em

O afrouxamento do isolamento social no estado de São Paulo pode ser capaz de aumentar em até 71% o número de mortes causadas pelo vírus. É isso que mostra um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

No início do mês de junho, o governador João Doria anunciou que a reabertura das atividades em São Paulo – como o comércio – aconteceriam de forma gradual.

Na primeira semana de junho, o estado havia registrado mais de 9 mil mortes causadas pelo novo coronavírus. Duas semanas após o início da abertura de shoppings e comércios de rua, o número de mortos aumentou para 10.500.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, um cenário onde os comércios permanecessem fechados até o mês de julho resultaria em cerca de 5.500 mortes adicionais. Com a reabertura, porém, o grupo estimou que a intensa propagação do novo coronavírus causaria, além destas 5.500 mortes, mais 10.300 em todo o estado de SP.

Portanto, sem a reabertura, o estado alcançaria um número total de 14.600 mortes até o começo do próximo mês. Com a reabertura, esse número aumentaria cerca de 71%, podendo chegar a até 24.900. Para os especialistas, a abertura do comércio foi prematura e não se atentou para a evolução do contágio da covid-19.

Para realizar a pesquisa, os cientistas utilizaram o estado de Goiás, que reabriu o comércio ainda em abril. Já em maio, o estado registrou 173 mortes – e os pesquisadores estimaram que, caso não tivesse acontecido a flexibilização das medidas de isolamento social, Goiás registraria apenas 63 óbitos pelo novo coronavírus.

Lorena Barberia, cientista política e uma das autoras do estudo, disse para a Folha de S.Paulo que acredita que o estado precisaria se manter conservador em relação ao cumprimento das regras de distanciamento social. Mas, como isso acabou não acontecendo de fato, o aumento de casos seria inevitável em ambos os cenários. “Mesmo se as medidas de isolamento social fossem mantidas em São Paulo neste mês, teríamos um número muito significativo de mortes […] seria necessário refletir sobre as consequências das medidas tomadas até aqui, em vez de flexibilizá-las tão cedo”, comenta Barberia.

Os resultados das pesquisas realizadas pelo grupo estão disponíveis em seu site oficial.

The post Reabertura do comércio em SP pode aumentar mortes em até 71%, diz pesquisa appeared first on Exame.

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: