Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

G1

Posto de saúde cria ala para atender pacientes com suspeita da Covid-19 em Vilhena, RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Unidade também passou a acompanhar os pacientes pelo WhatsApp, remotamente. Cidade tem mais de 250 casos já confirmados da doença. Posto de saúde cria ala para atender moradores com suspeita de Covid-19 no Cristo Rei
Prefeitura de Vilhena/Divulgação
O posto de saúde do Bairro Cristo Rei passou a ter uma ala destinada ao atendimento de pacientes com suspeita da Covid-19 em Vilhena (RO), no Cone Sul. Além da consulta presencial, a equipe da unidade passou a monitorar remotamente os casos suspeitos pelo WhatsApp, mantendo contato frequente com os pacientes atendidos no postinho.
Segundo a prefeitura de Vilhena, o paciente que chegar no posto do Cristo Rei já vai receber orientações de prevenção ao vírus, incluindo a utilização de máscara. Foi montada uma barreia na entrada da unidade, onde é verificado os sintomas apresentados pelo paciente.
Depois do atendimento na primeira ‘triagem’, o paciente é encaminhado à ala especial da Covid-19, onde ele preenche uma ficha e na sequência é levado para consulta com o médico de plantão.
Depois do médico analisar o paciente com sintomas, conforme a prefeitura, são receitados medicamentos e a pessoa é encaminhada para fazer o teste do novo coronavírus. O paciente também é informado sobre a importância de iniciar o isolamento social imediatamente.
Os medicamentos receitados no Posto do Cristo Rei podem ser retirados na Farmácia Municipal.
Monitoramento via WhatsApp
“Para agilizar o monitoramento dos pacientes e manter contato mais individualizado com os pacientes que já passaram por consulta na unidade, um número de WhatsApp foi disponibilizado a estes suspeitos ou confirmados atendidos pelo postinho”, diz a prefeitura.
Através do aplicativo de mensagens, os profissionais da unidade de Saúde avaliam a evolução dos sintomas e resultados de exames dos pacientes atendidos presencialmente no posto.
Paciente de Vilhena recebe orientação após atendimento presencial no Posto do Cristo Rei
Prefeitura de Vilhena/Divulgação
Segundo o município, o posto do bairro Cristo Rei atende cerca de 20 mil pacientes de nove bairros da cidade: Bodanese, Moisés de Freitas, Jardim América, Maria Moura, Marcos Freire, Residencial União e Parque Cidade Jardim I e II.
Casos de coronavírus em Vilhena
Até a noite de domingo (14), Vilhena contabilizava 254 casos confirmados e outros 89 com suspeitas da Covid-19. Deste total, apenas 54 já estão recuperados/curados.
Cinco pacientes estão internados no Hospital Regional e a cidade tem três óbitos decorrentes da doença.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: