Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Câmara de baixo custo para descontaminação em ambientes de UTI é desenvolvida por pesquisador da Unir


Compartilhe:

Publicado por

em


Equipamento pode custar até 10 vezes menos que os atuais oferecidos no mercado. Anvisa ainda avalia eficácia desse tipo de equipamento. Câmara para descontaminação está sendo desenvolvida por pesquisador da Unir
Unir/Divulgação
Um pesquisador da Universidade Federal de Rondônia (Unir) está desenvolvendo um protótipo de uma câmara de desinfecção e descontaminação para ambiente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A ideia é que o equipamento seja usado por profissionais de saúde para evitar a contaminação no momento da retirada dos equipamentos de proteção. O professor Petrus Luiz de Luna Pequeno, que é diretor do Núcleo de Tecnologia da universidade, é o responsável pela criação.
Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avalia a eficácia desses equipamentos antes que eles possam ser usados em hospitais no enfrentamento ao novo coronavírus.
Câmara que está sendo desenvolvida pode custar até 10 vezes menos
Unir/Divulgação
Segundo a Unir, a câmara que está sendo testada tem custo de cerca de R$ 3 mil, valor até dez vezes menor que algumas unidades disponíveis no mercado. Devido ao sistema utilizado ser semelhante ao de um escorpião, o protótipo recebeu o nome de BOXDESC – Scorpion.
Os desenvolvedores se disponibilizaram para fazer a montagem dos equipamentos, restando aos entes públicos apenas a compra dos materiais. O tempo de montagem é estimado em 4 dias e a vida útil em 10 anos.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: