Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Prefeito de Ouro Preto do Oeste, RO, questiona eficácia de testes rápidos de Covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em


Wagno Gonçalves chegou a anunciar suspensão de testagem rápida na cidade em vídeo, mas voltou atrás e informou que testes seguem disponíveis nas unidades de saúde. Prefeito de Ouro Preto suspende testagem rápida na cidade após falsos positivos
O prefeito de Ouro Preto do Oeste (RO), Wagno Gonçalves, questionou a eficácia dos testes rápidos para detectar o novo coronavírus que chegaram na cidade. O chefe do executivo municipal fez um vídeo explicando o porquê do questionamento, alegando que havia resultados diferentes em uma mesma pessoa após passar pela testagem.
“Eu fui a campo. Fui para onde estão sendo feitos os testes, onde estão os médicos, para ter conhecimento e investigar a veracidade desses testes rápidos. Na minha primeira pesquisa, já consegui identificar algo errado. Eu não concordei com o teste rápido que uma moça fez, sem sentir sintomas, e deu positivo. Pedi para que ela repetisse em outro local. Ela repetiu e deu negativo. Então comecei a observar que minha suspeita estava certa”, disse em um trecho.
Wagno contou ter chamado uma médica que segue na linha de frente de combate contra a Covid-19 e solicitou que ela repetisse o teste em cinco pessoas já com o diagnóstico positivo, detectado da mesma forma pela manhã.
Após a repetição, os resultados nas mesmas pessoas deram negativo para o novo coronavírus. “Eles não têm uma precisão. Eles estão dando falsos positivos”, revelou.
Por causa da dualidade de resultados, o prefeito chegou a anunciar no mesmo vídeo a suspensão dos testes rápidos.
Teste rápido de coronavírus
Pedro Vitorino/Cedida
Porém, voltou atrás e disse que os testes seguem à disposição da população nas unidades de saúde. Na próxima semana, o município deve receber quase mil testes rápidos.
Por telefone, Wagno esclareceu à Rede Amazônica que fez o vídeo para acalmar a população e que não queria atrapalhar a ação do governo. Disse ainda que não teve intenção de questionar qualquer teste.
As declarações de Wagno Gonçalves foram apagadas da página oficial da prefeitura.
O modus operandi desse teste é diferente e mais ágil. Conforme Fernando Máximo, secretário Estadual de Saúde (Sesau), é feito apenas um furo no dedo do paciente, onde se tira uma gota de sangue para realizar o exame. Com esse método, o resultado sai em cerca de 20 minutos.
O estado de Rondônia registrou 245 mortes causadas pelo novo coronavírus nesta segunda-feira (8). O total de casos confirmados chega a 8.626, segundo dados da Sesau.
Nas últimas 24h foram confirmadas 10 mortes e 516 casos. Os números não significam, necessariamente, que as infecções e mortes aconteceram de um dia para o outro, porque o balanço estadual considera a data em que os diagnósticos foram contabilizados no sistema.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: