Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Destaque

Governador de Rondônia não autorizou PM realizar prisões de quem descumprir lockdown em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Governador de Rondônia não autorizou PM realizar prisões de quem descumprir lockdown em Porto Velho

Em sua rede social na noite de ontem (09/06) o Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), afirmou ser falsa a alegação de que haverá prisões pelo descumprimento da normativa de Isolamento Social em Porto Velho e Candeias do Jamari salientando que não irá permitir tal ação.

Veja o texto da postagem:

Informações Rápidas

— É falsa a alegação de que haverá prisões pelo descumprimento da normativa de Isolamento Social em Porto Velho e Candeias do Jamari. Esse não foi e não será o procedimento passado para a tropa. NÃO PERMITIREI ISSO. Sou contra essas ações no estado de direito que vivemos e mesmo que estejamos em um momento de exceção, entendo que NÃO É ACEITÁVEL! A fala foi equivocada e já está sendo alardeada para fortalecer uma narrativa não verdadeira. A normativa visa a maior adesão da população ao distanciamento social. Apenas.

Detalhe: o Isolamento Social Restritivo por 7 dias está apenas em Porto Velho e Candeias do Jamari, que foi direcionado para a FASE 0 do Plano “Todos por Rondônia”, em razão da falta de leitos. A intenção é que a normativa quebre o ciclo de contágios e facilite a aplicação de testes em massa (que virou notícia em todo o país pela grande quantidade de testes e por seguir a entrega dos medicamentos na fase inicial, o Protocolo da Hidroxicloroquina).

— O Estado de Rondônia garantiu o direito de acesso ao Protocolo da Cloroquina/Hidroxicloroquina desde o início. Compramos estoque em março e desde lá esse está sendo o procedimento na REDE ESTADUAL, que é a nossa responsabilidade. Mas a REDE ESTADUAL é responsável pelo tratamento de casos graves e de alta complexidade. É ORIENTAÇÃO nossa, AS REDES MUNICIPAIS de responsabilidade das prefeituras e que cuidam dos casos na atenção básica, ou seja, a fase inicial, a disponibilização do direito de acesso ao Protocolo da Cloroquina desde o início, pois entendemos que assim o tratamento será adequado. Muitas cidades já estão fazendo. Alguns municípios não quiseram adotar. Outras não têm estoque e estão com dificuldade em comprar. Por isso, realizamos uma grande entrega do ESTOQUE ESTADUAL para TODAS AS PREFEITURAS.

— SOMADO A ISSO, fizemos e vamos fazer mais, a testagem em massa pelo Estado, com a entrega dos medicamentos assim que a pessoa testar positivo. Tanto que o drive-thru foi feito no CPA. Também foi repassado para TODOS os municípios (inclusive Porto Velho) os testes rápidos. Confiamos que todos os gestores municipais farão a testagem em massa.

— Nos Municípios que tiveram surtos proporcionalmente expressivos, enviamos missões (como Guajará Mirim e São Miguel) específicas. Confira na página da SESAU – Secretaria de Estado da Saúde.

— Em relação às compras do Estado e aplicação dos recursos, estão disponíveis no Portal da Transparência de Rondônia. É importante que toda a população fiscalize. Nós somos funcionários da população e é obrigação nossa ser transparente. Existem pessoas que tentam distorcer isso. Tenha cuidado para não ser enganado. Rondônia é líder em transparência na nossa gestão, com reflexo em todo o Brasil. É necessário o acompanhamento de todos, denunciando qualquer erro. Faço questão de verificar e cortar na raiz.👍👍

Boa noite a todos! Vamos com Deus!

Compartilhe: