Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Rondônia tem pior taxa de isolamento social desde março, aponta pesquisa


Compartilhe:

Publicado por

em


Dados são de empresa que monitora localização de celulares. Para elevar índice de isolamento, estado decretou medidas mais rígidas. Movimentação em ruas de Porto Velho
Rede Amazônica
A taxa de isolamento social em Rondônia chegou a 36,7% na sexta-feira (5). Esse é o pior índice desde o mês de março, conforme dados da empresa In Loco, que usa como base dados de localização dos celulares.
Segundo dados de monitoramento da empresa, 20 de março tinha sido a última vez que o estado ficou na casa dos 30% em relação ao isolamento social.
Autoridades de saúde dizem que o índice recomendado de isolamento é acima de 70%, pois assim é possível reduzir a propagação da Covid-19.
Segundo a In Loco, a única vez que Rondônia registrou taxa de isolamento social acima dos 65% foi em 22 de março, um domingo depois do estado decretar calamidade pública de saúde. O estado nunca atingiu os 70% do índice de isolamento monitorado pela empresa.
No início da semana a taxa de isolamento social já estava abaixo do esperando pelas autoridades. Na segunda-feira (1°) o índice foi foi de 41,35% e na terça-feira (2) caiu para 41,26%. Já na sexta-feira esse número reduziu ainda mais, chegando aos 36,7%.
A circulação de pessoas acima do normal, na sexta-feira, aconteceu por causa de boatos na internet de que seria decretado um lockdown a partir deste sábado (6). Com isso, muita gente ”correu” para os supermercados, segundo relatos de moradores de Porto Velho.
O governo optou por não impor um lockdown no estado e, na noite de sexta-feira, decretou isolamento social restritivo em Porto Velho e Candeias do Jamari até 14 de junho.
Veja o que pode funcionar no novo decreto de isolamento restritivo
Além de decretar isolamento restritivo, no intuito de elevar o índice de isolamento e conter o avanço da Covid-19, o estado de Rondônia, o governador Marcos Rocha decretou que quem for trabalhar durante os oito dias de decreto de isolamento restritivo em Porto Velho e Candeias do Jamari, precisará apresentar a “Declaração de Serviço Essencial”, caso seja abordado pela equipe de fiscalização.
Veja como fazer a declaração de serviço essencial
Covid-19 em Rondônia
Na sexta-feira, segundo a Sesau, Rondônia teve mais 400 novos casos de coronavírus, totalizando 6.862. O número de óbitos subiu para 213, sendo 19 a mais que o balanço da última quinta-feira (4). Ainda não foi informado a quantidade de novos diagnósticos por cidade.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: