Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

Internautas invadem live sobre questões de gênero promovida pela OAB e coletivos de RO e fazem ataques homofóbicos


Compartilhe:

Publicado por

em

Perfis não identificados usaram link da transmissão para entrar na conversa e atacar participantes. OAB manifestou repúdio aos fatos. Usuários de perfis falsos entraram em uma sala de debate virtual sobre sexualidade e gênero e atacaram os participantes com mensagens homofóbicas. A transmissão organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia em parceria com coletivos aconteceu na noite de quinta-feira (4).
Quatro palestrantes e uma mediadora faziam parte do debate quando internautas não identificados usaram o link disponibilizado para participação de interessados e entraram na sala.
De acordo com o coletivo Somar, esses usuários iniciaram agressões verbais contra os presentes na conversa, que teve de ser encerrada ainda na metade. Em uma rede social, a ativista Ruth Abreu lembrou do constrangimento enfrentado.
“Foi muito tenso, a gente tentou até relevar, mas não estava no clima então adiamos essa roda de conversa pra uma próxima data. Fiquei muito chateada, mas não é algo que vai deixar a gente calado, de mãos atadas, nada disso”.
Uma das participantes da live, Raquel Ribeiro do coletivo Somar lamentou que o conteúdo não tenha sido gravado, o que dificulta a identificação dos agressores.
“O debate foi interrompido de uma maneira prematura e todos os palestrantes e os convidados se sentiram extremamente desconfortáveis e atingidos. O Somar Coletivo busca justamente combater esse tipo de violência que nós sofremos ontem”, disse.
Cleverton Reikdal, da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RO disse que a instituição repudia os ataques praticados durante o evento para promoção do orgulho LGBTQIA+.
“Foram realizadas diversas manifestações lesbofóbicas, transfóbicas, homofóbicas e inclusive racistas. Tinham o único propósito de atacar os integrantes que queriam debater um tema tão importante para o desenvolvimento de uma multiculturalidade dentro do nosso estado”.
Segundo a organização, a roda de conversa virtual será remarcada em breve em outra plataforma para evitar que a situação se repita.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: