Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Mais de 200 casos de Covid-19 foram diagnosticados através de testes rápidos do programa Mapeia Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em


Cerca de 75 mil testes devem ser realizados em todos os municípios do estado. No primeiro dia, cerca de 2 mil foram aplicados, e 11% dos diagnósticos foram positivos para coronavírus. Teste rápido para Covid-19 está sendo aplicado em todos os municípios de RO
Ascom/SMS
No primeiro dia de realização dos testes rápidos no estado do programa Mapeia Rondônia, 232 casos do novo coronavírus foram diagnosticados. Entre os resultados de testes rápidos e dos exames realizados em laboratório, 745 novos casos foram computados nesta quinta-feira (4).
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no primeiro dia de testagens foram realizados 2052 testes, sendo que 1820 deram resultado negativo e 232 deram positivo, o que representa 11% dos exames feitos no dia.
“Um dia é muito pouco ainda, até porque as pessoas estão se adaptando, os próprios municípios. A tendência é que eles melhorem, que eles consigam aumentar esse número de testes por dia”, disse o secretário Fernando Máximo.
Os testes rápidos são realizados em pessoas com sintomas da Covid-19 há pelo menos sete dias. Foram distribuídos pouco mais de 75 mil testes para os 52 municípios.
Veja quantos testes foram encaminhados para cada cidade
Esses exames serão realizados em duas etapas, sendo que a primeira teve início na quarta-feira (3). Ao final das duas etapas, 4,2% da população do estado deve ter sido testada.
“Essa primeira fase é uma fase mais restrita. Nós distribuímos um número X de testes pra todos os municípios. É uma fase na qual os municípios estão em adaptação na realização desses testes seguindo rigidamente os critérios da OMS”, disse o secretário.
Segundo dados do boletim divulgado pela Sesau nesta quinta (4), Rondônia 6.459 casos confirmados da doença e 194 óbitos registrados. Desde o início da pandemia, mais de 20 mil testes foram realizados.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: