Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

G1

Vilhena prepara drive thru de testes rápidos para o projeto Mapeia Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em


Mais de 150 testes foram feitos no primeiro dia, todos deram negativo. Primeira fase do projeto vai até o dia 9 deste mês. Tenda é montada em Vilhena para primeiro dia de testagens do programa Mapeia Rondônia
Prefeitura de Vilhena/Divulgação
A partir desta quinta-feira (4), até a próxima terça-feira (9), drives thrus de testes rápidos serão realizados em Vilhena (RO), no Cone Sul do estado. A cidade recebeu quase 1,6 mil testes, que segundo o secretário municipal de saúde, Afonso Emerick Cosems, serão aplicados em diferentes bairros.
“Nós optamos por priorizar os bairros com mais casos positivados, mas não vamos divulgar os endereços do drive thru previamente para conseguirmos identificar pacientes que estão transmitindo o vírus e cortar essa via de transmissão, sendo pessoas sintomáticas ou assintomáticas”, explica.
Afonso afirma ainda que esta é uma estratégia para identificar com mais precisão possíveis portadores do novo coronavírus e evitar aglomeração. “Desse modo, conseguiremos mapear com mais detalhes os bairros em específico e evitar que pessoas de outras localidades vão até o drive para fazer o teste e tomar o lugar de alguém daquela comunidade”, enfatiza.
Casos de coronavírus em Vilhena
Secretaria Municipal de Saúde/Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (3), primeiro dia da execução do projeto Mapeia Rondônia, profissionais da saúde montaram um acampamento em frente ao Hospital Regional da cidade e realizaram 151 testes rápidos em servidores e pacientes que chegavam ao local. Conforme o gerente regional da Sesau de Vilhena, Sérgio Souza, nenhum resultado deu positivo.
“Os dados ainda estão sendo compilados. Tudo ocorreu dentro da normalidade. Os outros municípios da região fizeram uma planilha e, por serem menores, a maioria optou por disponibilizar os testes nas unidades de saúde. Decidiram tentar identificar especificamente quem os fará”, declara.
A cidade contou ainda com o apoio da 17 ª Brigada de Infantaria de Selva para a realização dos testes. Mais de 75 mil testes rápidos serão distribuídos entre os 52 municípios do estado. A distribuição foi dividida em duas etapas.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: