Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

G1

Primeira fase do projeto Mapeia Rondônia tem início nos 52 municípios do estado


Compartilhe:

Publicado por

em


Testes rápidos foram entregues pelo governo em todas as cidades do estado. Podem fazer os exames quem estiver com sintomas de Covid-19 por pelo menos cinco dias. Mais de 75 mil testes rápidos de coronavírus foram distribuídos entre os municípios de Rondônia
Caio Coutinho/G1
Mais de 75 mil testes foram distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entre os 52 municípios de Rondônia para o Projeto Mapeia Rondônia, que dá início à primeira fase nesta quarta-feira (3). (Confira a tabela abaixo).
O cálculo de quantos testes chegam a cada município é feito por especialistas com base na quantidade populacional. Para a primeira fase, serão testados 1,6% do total de moradores da cidade. Na segunda fase, o cálculo é feito para que 2,6% dos habitantes façam o exame.
Dessa forma, na segunda fase as cidades realizarão mais testes rápidos. Ao final das etapas, a expectativa é que 4,2% da população tenha sido testada.
Testes rápidos do ‘Mapeia Rondônia’
A segunda fase acontecerá de 17 a 23 de junho, após o intervalo de uma semana, para que então sejam priorizados quem teve contato com quem positivou na primeira fase. Os anticorpos podem ser detectados com mais eficácia após o sétimo dia do início dos sintomas.
Na cidade de Ji-Paraná, o diferencial é que novos grupos sociais foram acrescentados oficialmente no Grupo de Risco, como funcionários do comércio e moradores do Lar do Idoso Aurélio Bernardi. Na cidade de Cacoal, exames também poderão ser feitos por pacientes assintomáticos que apresentem síndrome gripal com evolução dos sintomas.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: