Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Nacional

Vídeo do SIMERO alerta sobre o colapso da saúde na capital


Compartilhe:

Publicado por

em

Nota publicada no facebook do SIMERO

NOTA PÚBLICA

O SIMERO vem a público se manifestar a respeito do caos instalado nas unidades de saúde do estado. Na última semana, houve um aumento vertiginoso do número de casos de pacientes sintomáticos, abarrotando os postos de atendimentos.

Não temos mais capacidade. Mesmo com médicos e demais profissionais da saúde a postos 24 horas por dia, não há mais condições de atender a todos.

Pacientes considerados leves vão para a casa e, muitas vezes, não há condições de serem reavaliados mais tarde. Pacientes moderados e graves não têm mais para onde ir. A rede privada não tem mais vagas e a pública está à beira do caos.

Nunca, o Sindicato Médico de Rondônia foi favorável ao “lockdown”. Porém, mesmo com o caos instalado, ao andar pelas ruas, vemos com alarme as aglomerações e pessoas sem máscaras.

Fizemos várias campanhas e entrevistas ensinando sobre a importância do distanciamento social e dos hábitos de higiene. Temos que manter de um a dois metros de distância um do outro. O uso correto das máscaras é protetor. Devemos lavar as mãos com frequência e, mesmo assim, ainda considerá-las sujas. Então, não levar as mãos ao nariz, boca e olhos.

Devemos perder o hábito de roer unhas, ou simplesmente colocar o dedo na boca ou nariz. Não coçar os olhos. Não passar a mão no rosto, sequer para tirar o suor.

São medidas que parecem bobas, mas podem salvar a sua vida e da pessoa que você ama.

Os números são assustadores. Não temos mais capacidade de atendimento. Caso não siga as orientações, você ou um de seus familiares poderão não ter uma vaga no hospital para tratamento. E isso, simplesmente devido ao não seguimento das orientações de higiene e de distanciamento.
Faça isso por você! Faça isso por quem você ama! 💚🤝

 

Compartilhe: