Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Ministério Público e Defensoria recomendam que prefeitura de Guajará, RO, contrate médicos para o combate à Covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em


Município tem cinco dias para responder recomendação. Guajará tem mais de 240 casos da doença e 20 mortes registradas, segundo a Sesau. Recomendação pede que prefeitura de Guajará contrate mais médicos para atuar no combate ao coronavírus na cidade
CC0 Public Domain/Divulgação
Uma recomendação conjunta foi feita à prefeitura de Guajará-Mirim (RO) na última segunda-feira (1º) para quem o município abra um processo seletivo para a contratação de médicos que deverão atuar no combate ao coronavírus. O município tem cinco dias para responder se vai acatar ou não a recomendação.
O documento, assinado pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado (DPE), ressalta que a contratação, feita através de concurso público ou processo seletivo simplificado, deve dar prioridade a profissionais graduados no Brasil ou aqueles que se formaram no exterior, mas têm autorização para trabalhar no país.
Caso as vagas necessárias não sejam preenchidas com esses critérios, vagas podem ser abertas para profissionais formados no exterior e que têm permissão para atuar em seus respectivos países.
Segundo o MP-RO, para expedir essa recomendação, foi levado em consideração o problema crônico que atinge o sistema de saúde da cidade em relação à pandemia do coronavírus, além do número considerável de pessoas ribeirinhas e indígenas que vivem no local.
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na segunda-feira (1º), Guajará tem 247 casos confirmados de Covid-19 e já registra 20 mortes pela doença, sendo o segundo município com maior número de óbitos no estado, atrás apenas de Porto Velho, com 111.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: