Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Coronavírus: 6 municípios de Rondônia recebem 10 mil testes rápidos


Compartilhe:

Publicado por

em


Cacoal, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe D’Oeste foram abastecidos. Ação faz parte do projeto Mapeia Rondônia. Seis municípios recebem 10 mil testes.
Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo
Dez mil testes rápidos foram distribuídos entre as cidades de Cacoal, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe D’Oeste para que sejam disponibilizados a população nas unidades básicas de saúde.
Conforme o gerente regional de Saúde em Cacoal, Jair José da Rocha, a distribuição será dividida em duas fases.
“A partir do dia 3 inicia a primeira fase, e vai até o dia 9. A segunda fase será do dia 17 a 23. Dia 15 recomeçamos a distribuição dos testes. Cada município recebe conforme o cálculo proporcional a quantidade de moradores”, informou.
10 mil testes rápidos são distribuídos em 6 municípios de RO
Jair explicou ainda que os exames serão feitos por pacientes assintomáticos, que tenham notado algum dos sintomas da Covid-19 nos últimos 5 a 7 dias.
“O objetivo desta testagem é que o Estado tenha um controle, porque alguns municípios estão aumentando de forma rápida nos últimos 15 dias e se tivermos um controle dessas pessoas assintomáticas testadas, podemos isolar para que não transmitam o vírus. Com o intervalo de uma semana, voltamos aos testes com quem teve contato com quem positivou para ter um quantitativo e mapeamento mais efetivo”, relatou.
Cacoal é uma das cidades em que o crescimento do número de casos foi significativo. Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde do município, até o dia 2 de junho, 59 casos foram registrados. A primeira morte na cidade foi registrada no dia 31 de maio.
O teste ficará disponível aos pacientes nas unidades básicas de saúde de cada cidade e o resultado do exame sai em cerca de 30 minutos.
A ação faz parte do projeto Mapeia Rondônia, que tem como objetivo levar mais de 100 mil testes rápidos à população, que apresente sinais e sintomas da Covid-19 há sete dias.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: