Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

Sefin-RO divulga portal que monitora fluxo de clientes em supermercados e farmácias


Compartilhe:

Publicado por

em


Objetivo do programa é auxiliar o consumidor a escolher o melhor momento para ir às compras. Dados estão disponíveis para oito municípios do estado. Site do programa “Melhor Hora” oferece dados do fluxo de clientes em supermercados e farmácias de RO
Sefin-RO/Reprodução
A Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) de Rondônia divulgou nesta segunda-feira (1º) um portal que monitora o fluxo de pessoas em mercados e farmácias. O objetivo é ajudar os cidadãos a escolher o melhor momento de fazer as compras, devido as recomendações de distanciamento social em razão da pandemia do novo coronavírus.
O site “Melhor Hora” monitora estabelecimentos de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena. No entanto, é possível verificar apenas dados da totalidade de supermercados ou farmácias na cidade, e não o fluxo em um estabelecimento específico.
A movimentação nesses locais é atualizada a cada dez minutos, das 6h às 22h. O portal também disponibiliza uma análise da semana anterior, onde mostra quais foram os períodos do dia com menor fluxo.
Fluxo de pessoas em supermercados de Porto Velho entre os dias 25 e 31 de maio
Sefin-RO/Reprodução
Segundo a secretaria, as informações são estimadas com base na data e hora de gravação no banco de dados da Sefin das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica – NFCe emitidas pelos estabelecimentos.
Mas a Sefin alerta que o indicador, por usar como base dados históricos e análises estatísticas, pode não refletir a real ocupação de um estabelecimento específico. A secretaria ainda diz que notas emitidas em contingência e depois transmitidas para o banco de dados, bem como eventuais atrasos no processo de carga, podem afetar o indicador.
O portal também oferece dicas para que o consumidor possa realizar as compras com mais segurança, como evitar gôndolas com muitas pessoas, dar preferência ao pagamento com cartão e a higienização de frutas e verduras.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: