Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Destaque

Dois homens morreram na UPA da Zona Sul por falta de leitos em hospitais


Compartilhe:

Publicado por

em

Três pessoas morreram nas últimas 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul de Porto Velho, segundo confirmou a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). As vítimas são dois homens de 54 anos e uma senhora de 73 anos. Todos apresentavam sintomas de Coronavírus.

De acordo com a Semusa, os dois homens não conseguiram ser transferidos para UTIs das redes estadual ou privada devido a lotação ocasionada pela doença. Já a mulher morreu instantes após dar entrada. Confira a manifestação da secretaria:

Na noite desta segunda-feira (1) foram registradas dois óbitos na UPA Sul em Porto Velho (02 homens de 54 anos). Outro óbito, de uma mulher de 73 anos, ocorreu por volta das 6h de hoje (terça-feira, 2) assim que deu entrada na unidade. Ela chegou em estado gravíssimo.

Os outros dois pacientes estavam entubados, também em estado gravíssimo, aguardando vaga nas UTI’s do Estado. Foram regulados pela equipe da UPA, mas não chegaram a ser transferidos por falta vagas nos hospitais públicos. A equipe médica também tentou vaga em UTI’s nos hospitais privados, mas também estavam todos lotados.

A Semusa lamenta profundamente as mortes e informa que não tem medido esforços para melhorar a estrutura e atendimentos nas unidades municipais.

Na UPA Sul, a Semusa implantou diversas melhorias, sendo aumento de cinco para 15 leitos específicos para suporte ao paciente com sintomas moderados ou graves de Covid-19, alteração no fluxo de atendimento com a entrada principal exclusiva para esses casos; Profissionais da saúde foram redirecionados para compor as escalas de atendimento na UPA Sul e novos foram chamados para maior assistência aos pacientes.

Além disso, um chamamento público para contratação de leitos está aberto para reforçar os atendimentos de Covid-19 no município

Com informações do site Rondoniagora.com

Compartilhe: