Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Governo de RO classifica Jaru na 1ª fase do plano de ação contra Covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em


Município tem realizado estudo para elaborar novo decreto e readequar comércio. Portaria do Governo coloca Jaru na 1ª Fase do plano “Todos por Rondônia”
O Governo de Rondônia publicou na última semana, no Diário Oficial, uma portaria que reenquadra Jaru (RO) na primeira fase do plano de ação “Todos por Rondônia”, criado para frear a disseminação do novo coronavírus. As cidades de Guajará-Mirim, Porto Velho e Candeias do Jamari também já seguem inclusas na etapa.
O Estado publicou o decreto nº 25.049 que implantou medidas de distanciamento social ampliado. A primeira fase será implementada se a taxa de ocupação de UTI for acima de 50% e os números de casos confirmados de Covid-19 dobrarem a cada dois dias no respectivo município. Nessa fase, fica determinada:
Movimentação dos cidadãos somente para a realização de compras ou trabalho;
Comércio aberto apenas para serviços essenciais;
Suspensão de visitas às unidades prisionais, asilos e hospitais;
Home office para servidores e trabalhadores em geral;
Proibição de reuniões e aglomerações com mais de 5 pessoas.
O que abre nessa fase?
Atacadistas;
Autopeças e serviços de manutenção;
Açougues;
Clínicas de atendimento na área da saúde;
Laboratórios de análises clínicas;
Consultórios veterinários e pet shops;
Distribuidoras;
Farmácias;
Indústrias;
Serviços bancários;
Obras e serviços de engenharia (atividades essenciais);
Oficinas mecânicas, borracharias e lava-jatos;
Postos de combustíveis;
Restaurantes e lanchonetes apenas entregas e retiradas no local;
Serviços funerários;
Supermercados.
A prefeitura de Jaru informou que está elaborando um decreto e a Polícia Militar (PM) informou que equipes começaram a passar pelos comércios nesta segunda-feira (1º) para avisar da mudança.
Em nota encaminhada aos empresários, a Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ) disse que está tentando junto às autoridades do município meios para que todos possam permanecer com seus comércio abertos.
A cidade acumula 66 casos confirmados e nenhuma morte, segundo boletim informativo da Secretaria Municipal de Saúde. No total, 23 pacientes estão curados, 41 seguem em isolamento domiciliar, 19 casos suspeitos e outros 179 descartados.
Decreto estadual
Em meio as medidas que constam na nova ordem estadual, seguem suspensas: visitas em hospitais públicos e particulares, penitenciárias e unidades socioeducativas, asilos, orfanatos, abrigos e casas de acolhimento, ingresso no estado por transporte público ou privado.
O estado ainda proíbe: realização de eventos sociais (exceto reuniões de governança que tenham como objetivo o enfrentamento da pandemia) e permanência e trânsito de pessoas em áreas de lazer e convivência, seja pública ou privada, inclusive em condomínios e locais residenciais.
Novo decreto estadual de calamidade pública foi publicado nesta quinta-feira (14) em Rondônia.
Divulgação/Governo de Rondônia
O governo também determina que haja vigilâncias sanitárias nos municípios para o controle de entrada e acesso de passageiros nos aeroportos, portos e rodoviárias, transporte coletivo seja feito sem exceder a metade da capacidade de passageiros, estabelecimentos comerciais fixem horários ou setores exclusivos para atender pessoas com idade superior ou igual a 60 anos e contratação temporária de profissionais da saúde.
Ficou decidido ainda que setores do comércio identificados como não essenciais podem permanecer funcionando, mas apenas pelo sistema de tele-entrega ou drive thru.
O Estado também definiu como obrigatório o uso de máscara em qualquer local que haja circulação de pessoas, “fechado ou aberto, privado ou público, como também nas áreas de circulação, nas vias públicas e nos meios de transporte”. Caso contrário, “acarretará a aplicação de multa, conforme legislação correspondente”, segundo o decreto.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: