Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Mundo

Congo declara novo surto do ebola


Compartilhe:

Publicado por

em

Congo declara novo surto do ebola

O ministério da Saúde do Congo declarou um novo surto do ebola. O país já registrou 4 mortes.
(imagem: TV Bursada Bugun)

O ministro da Saúde da República Democrática do Congo, Eteni Longondo, declarou nesta segunda-feira (1/6) que o leste do país enfrenta um novo surto do Ebola.

Os casos aconteceram na província de Equador, em Mbandaka. O temor dos especialistas é que o local se liga a capital do país, que fica a 600km, através do rio congo que é muito utilizado.

“O Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INRB) acaba de confirmar que os exames procedentes de Mbandaka são positivos para a doença do vírus ebola”, disse o Longondo.

A região já foi atingida recentemente por uma epidemia de ebola que registrou 2280 mortes desde agosto de 2018.

O Ebola causa a DVE (doença por vírus ebola) que causa a Febre hemorrágica que é altamente fatal. O ebola pode ser contraído através de contato com o sangue ou outros fluidos biológicos de uma pessoas ou animal infectado.

Ainda não há medicamento eficaz para tratamento do ebola. Diversas indústrias farmacêuticas e grupos de pesquisas dedicam anos ao desenvolvimento de um medicamento contra o vírus. Inclusive alguns medicamentos como favipiravir (avigan), remdesivir que foram desenvolvidos inicialmente para o tratamento do ebola, são agora testados experimentalmente durante a pandemia pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) para tratamento da COVID-19.

Compartilhe: