Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Vereador Lauro Lopes assume gestão de Rolim de Moura, RO, após prefeito ter mandato cassado


Compartilhe:

Publicado por

em


Prefeito e vice tiveram mandatos cassados pela Justiça Eleitoral este mês. Novo gestor deve permanecer no cargo até realização de eleições indiretas. Vereador Lauro Lopes tomou posse do cargo de prefeito em Rolim de Moura
Câmara de Rolim de Moura/Divulgação
O vereador Lauro Franciele Silva Lopes, que era presidente da Câmara de Rolim de Moura (RO), assumiu o cargo de prefeito do município na ultima segunda-feira (25), após a Justiça Eleitoral ter decidido pela cassação dos mandatos do então prefeito Luiz Ademir Schock e do vice Fabrício Melo de Almeida.
Lauro Lopes deve permanecer no cargo até a realização de eleições, que de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) serão realizadas de forma indireta, quando o candidato é escolhido através de um colégio eleitoral, constituído por uma assembleia fechada, que nessa situação será a Câmara de Rolim de Moura.
Segundo o TRE-RO, optou-se pela realização de um pleito indireto devido a pandemia do novo coronavírus, quando se é recomendado o isolamento social, e também pela proximidade das eleições municipais, previstas para o segundo semestre de 2020.
A vereadora Laudeci Pereira de Menezes assumiu como presidente de Casa de Leis.
Entenda
Em 2016, após as Eleições, Luiz Ademir e Fabrício Melo foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por terem feito suposto uso de recursos de pessoas jurídicas, de forma direta e indireta na campanha. A justificativa para a cassação dos mandatos inclui, ainda, a captação ilícita de recurso para fins eleitorais e “caixa dois”.
Luiz e Fabrício chegaram a ter seus mandatos cassados em 2018 pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), mas prefeito e vice recorreram da decisão em Brasília (DF) e conseguiram permanecer à frente da prefeitura de Rolim de Moura.
No último dia 12 de maio, o TRE retomou o julgamento do caso e a corte eleitoral votou pelo imediato cumprimento da decisão embargada, reconhecendo a prática de arrecadação e gastos ilícitos de recursos na campanha. Com isso, o prefeito e o vice perderam seus mandatos.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: