Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Política

Deputado Anderson pede suspensão temporária de atividades não essenciais desenvolvidas pelo Gape


Compartilhe:

Publicado por

em

Deputado Anderson pede suspensão temporária de atividades não essenciais desenvolvidas pelo Gape

Para prevenir dos riscos de contaminação do coronavírus, parlamentar quer implantação da medida pela Sejus

Preocupado com a saúde dos servidores do sistema penitenciário, Polícia Penal, em especial aos que compõem o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gape), que são colocados diariamente em exposição ou risco de contágio do novo coronavírus, o deputado estadual Anderson Pereira (PROS), encaminhou ao Governo do Estado com cópia para a Secretaria do Estado de Justiça (Sejus), a indicação de suspensão temporária das atividades desenvolvidas por estes servidores, enquanto durar o decreto de calamidade pública em Rondônia.

Anderson justifica seu pedido, afirmando que estes profissionais estão altamente vulneráveis à doença por terem contato direto com diversas pessoas, incluindo servidores e apenados que já foram contaminados pelos vírus. Neste sentido, se faz necessária a suspensão urgente de atividades consideradas não essenciais para as necessárias, evitando e/ou diminuindo consideravelmente o risco de contaminação.

Devido o aumento avassalador nos números de casos em todo o Estado, a importância destes servidores para o sistema penitenciário, tendo em vista que o principal objetivo do GAPE é intervir em motins e rebeliões dentro das unidades prisionais do Estado, bem como realizar custódia hospitalar e escolta judiciária, que o parlamentar justifica a necessidade de atendimento do pedido.

O deputado ressalta que o dever do estado para com a saúde pública é citado nos artigos 196 e 197 da Constituição Federal de 1988, destacando que um dos principais direito do ser humano é a saúde.

Neste sentido que Anderson Pereira espera a sensibilidade do governo, em acatar sua indicação e resguardar a vida destes profissionais, que são essenciais para a manutenção do bem e da ordem dentro das unidades prisionais de Rondônia.

Compartilhe: