Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Banco de leite humano em Porto Velho pede doações para bebês internados


Compartilhe:

Publicado por

em


Número de doações diminuiu 20% com a pandemia do novo coronavírus. Para doar é preciso realizar um cadastro pela internet. Doações de leite humano continuam sendo recebidas durante o período de pandemia
Daiane Mendonça/Governo de RO/Divulgação
O Banco de Leite Humano Santa Ágata, em Porto Velho, está pedindo doação de leite materno para os bebês que estão internados. A Semana Estadual de Doação de Leite Humano teve início no dia 19 de maio e vai até a próxima segunda-feira (25).
De acordo com a coordenação do banco, devido a pandemia não será realizado nenhum evento em alusão a essa semana, que tem como objetivo objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do leite humano, mas as doações continuam sendo realizadas.
Para participar, a mulher precisa fazer um cadastro pela internet para verificar se está apta a doar o leite. Com o cadastro aprovado, a doadora vai receber um kit de frascos estéreis, touca e máscara para o momento da coleta, assim como orientação de como realizar o procedimento. Depois, uma equipe do Banco de Leite vai até a casa da mulher para buscar a doação.
Segundo o Banco Santa Ágata, esse leite é destinado aos bebês prematuros e de baixo peso que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade Intermediária, e também aos que estão no Método Canguru.
Por mês são recebidos cerca de 53 litros de leite, o que não é suficiente para atender toda a demanda. Atualmente apenas 30 mulheres estão cadastradas como doadoras, mas devido a pandemia, o volume de doações diminuiu cerca de 20%.
O Banco de Leite Humano Santa Ágata fica anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, localizado na Avenida Jorge Teixeira na capital.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: