Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Assembleia Legislativa de RO aprova pedido de intervenção na saúde de Guajará-Mirim


Compartilhe:

Publicado por

em


Moradores da cidade comemoraram a decisão dos parlamentares nas redes sociais. Município já tem 18 mortes oriundas do novo coronavírus. Leitos de UTI no hospital de Guajará-Mirim
Lena Mendonça/Rede Amazônica
A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) aprovou o pedido de imediata intervenção na saúde de Guajará-Mirim (RO) por conta da disseminação do novo coronavírus. A decisão foi tomada na terça-feira (19) e foi unânime.
Moradores da cidade comemoraram a decisão dos parlamentares nas redes sociais. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (20), o secretário Estadual de Saúde (Sesau), Fernando Máximo, não comentou diretamente sobre o pedido de intervenção, mas comentou que está indo pessoalmente ao município.
Máximo chegou a negar que haja omissão do Estado na situação em Guajará-Mirim.
“Nós estamos olhando muito de perto para Guajará-Mirim. Contatos frequentes com o prefeito, com o secretário municipal de saúde. Ontem, domingo, nós passamos boa parte do dia reunidos. Uma equipe técnica grande, entendo a situação e repassando orientações aos nossos irmãos de Guajará”, afirma Fernando Máximo.
Ainda segundo o governo, o estado tem atuado na cidade com capacitação, repasse de insumos e equipamentos de proteção individual aos servidores, além de testes rápidos para ampliar a descoberta de novos casos.
Na segunda-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) anunciou que deseja pedir a intervenção do estado na saúde pública de Guajará.
Segundo Laerte Gomes, está claro que o município perdeu o controle da situação com o coronavírus. Com isso, ele deve pedir para o governador assumir a saúde pública local.
Avanço do vírus em Guajará
A intervenção do Estado para assumir a gestão do Hospital Regional chega após mais uma morte causada pelo vírus Sars-Cov-2.
Ainda na noite de terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde mais um óbito de um idoso de 60 anos. Ele morreu no dia 15 de maio na unidade regional e o resultado positivo do exame saiu na terça. Agora, são 18 mortes oriundas da Covid-19.
Também continuam subindo o número de infectados pelo novo coronavírus. Já são 53 diagnósticos, 57 exames realizados e 11 pessoas curadas.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: