Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

G1

Coronavírus matou 50% dos pacientes infectados em Guajará-Mirim, RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Cidade tem maior taxa de letalidade de Rondônia. 17 dos 34 pacientes morreram com Covid-19. Óbitos na cidade correspondem a maior taxa do estado
Lena Mendonça/Rede Amazônica
Dos 34 casos totais do novo coronavírus registrados em Guajará-Mirim (RO), 17 dos pacientes já morreram com a doença, ou seja, 50% dos infectados. É o que revela o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgado nesta segunda-feira (18).
Somente nesta segunda-feira foram cinco mortes em Guajará-Mirim. Segundo a Sesau, as novas mortes são de três mulheres ( de 50, 73 e 86 anos) e dois homens (de 58 e 71 anos). Nos últimos quatro dias, outros três pacientes de Guajará-Mirim vieram a óbito.
Por causa do número de mortes por coronavírus, Guajará-Mirim (com 46 mil habitantes) passou a ocupar o ranking de cidade de Rondônia com maior taxa de letalidade: 50% dos pacientes morreram.
Primeira morte
A primeira morte de um paciente de Guajará-Mirim com Covid-19 foi registrada no dia 30 de abril. A vítima era um homem de 69 anos. Dois dias depois houve uma nova morte na cidade.
A maioria dos mortos são idosos, mais de 10. Porém há jovem na lista de vítimas da Covid-19 na cidade: um rapaz de 29 anos.
O que diz o município sobre as mortes?
Guajará-Mirim registra maior taxa de letalidade de Covid-19 em Rondônia
Em entrevista à Rede Amazônica, o prefeito Cícero Noronha apontou o que a cidade tem de estrutura para atender os moradores.
“Nós temos ambulância, nós temos EPIs para os profissionais da saúde, parte dos medicamentos, um hospital regional e quatro leitos para pacientes de Covid-19. Desses quatro, só dois estão ocupados. Temos dois respiradores, o suficiente para o enfrentamento da doença”, explica Noronha.
Ainda segundo o prefeito, o estado está sendo omisso na situação da saúde pública de Guajará. “O estado está vendo tudo o que está acontecendo e não mandou um representante aqui para ver qual a gravidade e nos ajudar a ver o que se deve esses óbitos”, reclama.
Estado nega omissão
Em coletiva de imprensa, o secretário estadual de saúde negou que o estado seja omisso na situação de Guajará-Mirim.
“Nós estamos olhando muito de perto para Guajará-Mirim. Contatos frequentes com o prefeito, com o secretário municipal de saúde. Ontem, domingo, nós passamos boa parte do dia reunidos. Uma equipe técnica grande, entendo a situação e repassando orientações aos nossos irmãos de Guajará”, afirma Fernando Máximo.
Ainda segundo o governo, o estado tem atuado na cidade com capacitação, repasse de insumos e equipamentos de proteção individual aos servidores, além de testes rápidos para ampliar a descoberta de novos casos.
Assembleia quer intervenção na Saúde
Nesta segunda-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) anunciou que deseja pedir a intervenção do estado na saúde pública de Guajará.
Segundo Laerte Gomes, está claro que o município perdeu o controle da situação com o coronavírus. Com isso, ele deve pedir para o governador assumir a saúde pública local.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: