Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Servidores da saúde denunciam que pacientes com Covid-19 estão internados em ala comum no HB em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Secretaria de Estado da Saúde informou que os pacientes com coronavírus internados no Hospital de Base estão tratando outras doenças e que após esse tratamento eles são encaminhados para a unidade de referência. Servidores denunciam que pacientes com Covid-19 estão junto de outros doentes no HB
Acompanhantes de pacientes internados no Hospital de Base em Porto Velho denunciaram o risco de contaminação pelo novo coronavírus na unidade. Servidores da saúde também informaram que pacientes com diagnóstico positivo para Covid-19 estariam internados na mesma ala que pessoas no tratamento de outras doenças.
A acompanhante de um paciente, que não quis ser identificada, disse que em uma enfermaria, na mesma ala onde está há oito dias, há um paciente com coronavírus, e que foi informada de que não havia como transferir o homem de ala pois não tem leito disponível.
“Eles [pacientes com Covid-19] estão ficando por aqui entre a Ala 3 e 2, sendo que poderiam isolar uma ala só para o tratamento. Não queremos que a pessoa fique sem tratamento, porque é o direito dela, só que estamos com medo de estar aqui dentro sendo contaminados”, desabafa.
A mulher também informou que a servidora que leva o lanche para os pacientes atende tanto os que estão isolados quanto os que estão em outras alas.
Em uma troca de mensagens entre servidores da saúde (confira no vídeo acima), os profissionais demonstram surpresa e apreensão ao saberem do diagnóstico positivo para Covid-19 de um dos pacientes. Segundo eles, a informação de que o paciente estava com suspeita da doença não havia sido passada. “E vão transferir para referência. Ninguém sabe mais nem se tem referência. Se não transferir, pode ter certeza, os outros pacientes vão pegar”, disse um dos funcionários.
De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na segunda-feira (11) sete pacientes com coronavírus estão internados no Hospital de Base, além de 28 com suspeita da doença.
O Estado informou que após o tratamento de outras doenças dentro do HB, o paciente diagnosticado com Covid-19 é encaminhado para a unidade de referência. O Hospital de Base, como as demais unidades, tem uma comissão de controle de infecção hospitalar e núcleos de segurança do paciente e do servidor, que realizam um trabalho minucioso de conscientização de todos os servidores do hospital através da educação e orientação nas práticas de técnicas para o controle de infecções, atingindo desde o servente de limpeza até a administração geral.
A Sesau também afirma que evitar a contaminação nas unidades hospitalares é um trabalho difícil, que exige a colaboração contínua e eficiente de todos.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: