Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Destaque

Mesmo com falta de profissionais da saúde; Governador insiste em medidas de flexibilidade na “Quarentena”


Compartilhe:

Publicado por

em

Governo de Rondônia sugere que Porto Velho retorne a fase 1 do distanciamento social

Hoje (13/05) durante uma coletiva para a imprensa, o Secretário de Saúde do Estado, Fernando Máximo, fez a divulgação de dados alarmantes, de que mais de 850 servidores da saúde estão afastados devido à pandemia do Coronavírus, cerca de 320 profissionais da saúde que atuam no João Paulo e no Hospital de Base em Porto Velho, estão infectados com o Covid-19.

Plano de ação menos rígido

Em outra coletiva no final da tarde de hoje  o Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou que a partir da 00h novas medidas serão adotadas por um novo decreto, que irá estabelecer as regras que foram definidas no plano de ação contra o Coronavírus, que foi alterado para que alguns serviços não essenciais que deveriam estar fechados durante a 1º fase do plano, terão a opção de venda por Drive thru ou por entrega na residência do cliente.

Toque de recolher em Candeias do Jamari

A determinação passa a valer nesta terça-feira (12) e é valida por 15 dias. Também há possibilidade de prorrogação desde que continue estado de calamidade pública em Rondônia.

Agora, os moradores de Candeias do Jamari estarão obrigados ao confinamento domiciliar das 21h30 até as 5h. O novo decreto 4.861 foi editado na segunda-feira (11) pelo prefeito Lucivaldo Fabrício de Melo e a medida é para evitar aglomeração nas ruas.

exceção do toque de recolher em Candeias é:

  • aos trabalhadores que prestem serviços ligados à saúde emergencial, como hospitais, farmácias e respectivos entregadores;
  • ao que necessite sair de seu domicílio em busca de atendimento emergencial de saúde ou aquisição de item de saúde emergencial;
  • ao servidor público e prestador de serviço público essencial e emergencial ou que não pode ser desenvolvido em outro horário, bem como em qualquer outro caso de necessidade pública;
  • ao funcionário privado que necessite se locomover do ou para o seu trabalho, desde que este não possa ser desenvolvido em outro período, ou seja, essencial, assim considerado o que envolva o fornecimento de alimentos, itens de higiene ou saúde (delivery).

Quarentena mais rígida

Vale salientar que medidas mais rígidas de isolamento social, são comprovadamente mais eficazes tanto no controle da pandemia, como também tornam o sistema de saúde mais acessível, evitando a sobrecarga.

População

O Governador Marcos Rocha, conclamou que a população de Rondônia respeite as regras estabelecidas, somente assim iremos vencer a Pandemia.

 

 

Compartilhe: