Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

G1

Grávida ganha chá de bebê ‘drive thru’ em RO para evitar contágio pelo novo coronavírus


Compartilhe:

Publicado por

em


Caroline Lourenço pensou que a pandemia fosse atrapalhar seu primeiro chá de bebê. Presentes da ‘charreata’ foram deixados em mesa na frente da casa para manter o distanciamento social. ‘Charreata’ ocorreu em Porto Velho para prevenir contágio com o novo coronavírus.
Arquivo pessoal
A pandemia do novo coronavírus e as medidas de prevenção contra o contágio impuseram mudanças significativas na vida da população, especialmente aos inclusos no grupo de risco, como as grávidas. Com a técnica em segurança do trabalho Caroline Lourenço, que está no 8º mês de gestação, não foi diferente.
Ao saber que aglomerações não poderiam mais ser feitas nos últimos meses da gravidez, a moradora de Porto Velho ficou preocupada. “Eu investi tudo para segunda gestação, estava tudo arrumado, mas aí aconteceu essa situação e eu estava bem triste”, revelou.
Aos 35 anos, apesar de já ser mãe de uma menina, Caroline nunca fez um chá de bebê. Na primeira gestação, a filha Letícia nasceu no dia marcado para o evento, que costuma reunir família e amigos das gestantes para brincadeiras e entrega de presentes.
‘Charreata’
Sabendo da situação de Caroline, amigas procuraram a mãe e as irmãs dela para organizar um chá de bebê no formato “drive thru” ou “charreata”, como apelidaram o evento.
“Algumas amigas minhas falaram com a minha irmã e com a minha mãe para verificar se topavam fazer desse jeito porque eu estava muito triste, estava com tudo planejado para fazer o meu chá de bebê, mas aconteceu essa situação da Covid”, relembra.
A ideia das amigas foi proporcionar esse momento para Caroline sem colocar a saúde dela, do bebê e do restante dos parentes em risco. “Eu não desconfiei de nada. Meu marido sabia, mas ele conseguiu guardar esse segredo”.
Na última semana, Caroline estava dentro de casa, cumprindo com as medidas de segurança como o distanciamento social, quando o esposo disse que uma vizinha estava no portão e queria falar com ela.
“Quando foi no final da tarde, eles começaram a se organizar na esquina aqui da minha casa, fizeram uma mesa colocaram os presentes em cima e eu estava atrás na casa. Quando eu abri o portão de casa eu já vi um monte de balão ‘Chá da Lorena’. Eu já comecei a chorar dali”, conta.
Caroline Lourenço ganhou chá de bebê ‘drive thru’ para a pequena Lorena, que deve nascer em junho, em Porto Velho.
Arquivo pessoal
Mais de 50 pessoas participaram do chá de bebê adaptado na quarentena. Os “convidados” estavam dentro dos carros e usando máscara. A charreata também chamou a atenção dos vizinhos de Caroline, e foram para a frente das casas acompanhar o movimento.
O companheiro de Caroline, Emanoel Lourenço, foi o responsável por fazer a higienização dos presentes antes que eles chegassem às mãos da grávida.
“Foi bem mágico. Esse chá de bebe foi muito especial, porque no meio de tantas incertezas que a gente vive hoje, no meio de tantas dúvidas, é tudo muito novo. Você abrir o portão de casa e ver um tanto de pessoas ali te homenageando é bem emocionante. Vai ficar pra sempre na minha vida”, afirma. O nascimento de Lorena está previsto para 15 de junho.
“Espero que no futuro o mundo seja contagiado com mais amor, mais respeito, mais trocas verdadeiras, que as pessoas se respeitem mais, valorizem pequenos momentos, se unam em prol do bem! Que valorizem mais a família e os amigos. No dia da ‘charreata’ vi o quanto um abraço era tão importante. Queria muito abraçar fortemente meus amigos e familiares, mas não era possível! E como me fez falta”, conclui Caroline.
O que é o distanciamento social?
Trata-se da diminuição da interação entre as pessoas de uma comunidade. O objetivo é frear a disseminação do novo coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nos locais onde ocorre a transmissão comunitária, ou seja, quando já não se sabe qual é a origem dos casos, essa pode ser uma medida eficiente para conter o aumento do número de infectados.
O que é o isolamento social?
É separar quem estiver com sintomas respiratórios, suspeitos ou que tenha testado positivo para o novo coronavírus das pessoas não doentes. O isolamento dura 14 dias, dependendo do quadro clínico da pessoa infectada.
O que é a quarentena?
Pessoas que tiveram contato com outras pessoas doentes, mesmo que ainda não apresentem sintomas, devem ficar isoladas por um período de até 14 dias. Visa à certificação de que a pessoa exposta ao vírus não foi infectada, já que durante o período de incubação da Covid-19, o doente pode estar assintomático (sem apresentar sintomas).
Existe ainda o bloqueio total ou lockdown. Este é necessário quando as três medidas forem insuficientes.
É quando restringe a interação entre as pessoas e interrompe qualquer atividade por um curto período, exceto atividades básicas, como a compra de mantimentos ou remédios. Nesse caso, ninguém tem permissão para entrar ou sair do local isolado.
Dicas de prevenção contra o coronavírus
Arte/G1

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: