Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Geral

Covid-19: 195 trabalhadores da saúde foram afastados em Rondônia; Estado poderá construir hospital de campanha


Compartilhe:

Publicado por

em

Durante coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (30) o  secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo informou o número de profissionais da saúde infectados com Coronavírus :

Servidores da saúde infectados com coronavírus – confirmados
Hospital de Base 29 servidores
Hospital João Paulo II 106 servidores

Mais números

O secretário informou que 176 trabalhadores da área da saúde que atuam no João Paulo II estão afastados, 11 servidores foram curados e 142 apresentaram resultado negativo para Covid-19 e já retornaram as suas atividades. Mais de 300 exames já foram feitos até o momento.

Já no Hospital de Base, 16 exames feitos em servidores apresentaram resultado negativo. No total, 195 trabalhadores da saúde foram afastados.

Profissionais internados

Dois servidores da saúde estão internados, uma na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e outro no Cemetron.  No Hospital Regional de Extrema, distrito de Porto Velho, seis servidores foram infectados com a doença e nove aguardam o resultado de exames. Todos estão afastados.

Durante a coletiva, Fernando Máximo foi questionado se havia a possibilidade de contratações de novos hospitais particulares e ele confirmou.

“Nós estamos estudando todas as possibilidades como a de aluguel de outros hospitais, arrendamento, compra e construção de um hospital de campanha. Infelizmente, o cenário de Rondônia tem piorado, o número de casos confirmados, mortes e internações tem aumentado bastante”, disse o secretário.

O Estado já contratou o Hospital Prontocordis e já até pagou mais de R$ 3,3 milhões no último dia 24.

Fernando Máximo informou ainda, que os leitos do Cemetron, reservados exclusivamente para pacientes do Covid-19, estão todos ocupados. Na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), ainda existem leitos disponíveis para internação, em caso de necessidade.

Túnel de descontaminação de servidores

Para garantir a proteção dos servidores da saúde, que estão na linha de frente no enfrentamento ao Coronavírus, a Sesau juntamente com a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), montou um túnel de descontaminação na entrada no Cemetron de Porto Velho. O túnel foi desenvolvido pela Unir.

O diretor da Fapero, Leandro Dill, explica que todos os servidores passarão por um túnel com uma névoa de solução de quaternário de amônio. “Essa descontaminação será feita na chegada e na saída dos servidores. Havendo a possibilidade de algum tipo de doença, esse vírus é eliminado ao passar no túnel. Tudo isso é para proteger os trabalhadores e suas famílias”, explicou o diretor.

Leandro disse ainda que essa solução usada para descontaminar os servidores, não causa reação. “A solução de quaternário de amônio é segura, desde que seja garantida a utilização das últimas inovações que houve nessa linha desinfecção”, finalizou.

Com informações do site Rondoniagora.com

 

Compartilhe: