Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Exame

Coronavírus: no mundo, casos confirmados chegam quase a 3 milhões


Compartilhe:

Publicado por

em

Desde que os primeiros casos começaram a ser reportados na China em dezembro, o coronavírus já infectou 2.956.073 de pessoas, levando à morte 205.724 , de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins.

Com mais de 957.000 casos, os Estados Unidos são o epicentro da doença. Espanha vem em segundo lugar, com cerca de 227.000 infectados e mais de 23.000 mortes. Itália tem 197.700 casos e mais de 26.600 óbitos. Na China, onde tudo começou, há a estabilidade com cerca de 84.000 casos.

O espalhamento rápido do vírus fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificá-lo como pandemia e levou a quedas de dois dígitos nas principais bolsas de valores do mundo – o índice brasileiro Ibovespa já caiu 30% desde o começo de 2020, apesar de algumas altas recentes.

Em meio ao caos, governos começam a dar uma série de respostas para conter a crise. Para além de pacotes de estímulo econômico, como cortes de juros e planos de investimento e socorro a alguns setores afetados, uma série de países estabeleceu ordens para cancelamento de aglomerações, toque de recolher e fechamento ou maior controle de fronteiras.

Os cenários mais críticos estão nos Estados Unidos, na Itália, na Espanha e na França.

No mapa abaixo, a EXAME compilou o número de casos e medidas de prevenção tomadas por alguns dos países mais afetados pelo novo coronavírus.

Coronavírus no Brasil

Neste domingo, 23, o país contabiliza 61.888 casos confirmados e 4.205 vítimas da covid-19. A taxa de letalidade é de 6,8%.

Os números são parte da contagem oficial e podem ser inferiores à quantidade real de casos, uma vez que nem todos os brasileiros estão sendo testados. Veja no mapa abaixo os casos por estado brasileiro, segundo a contagem do Ministério da Saúde, e medidas contra o coronavírus tomadas por algumas regiões.

 

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: