educamais
Conectado por

Plural Saúde

Geral

Provas do Enem Digital 2020 serão aplicadas nos dias 22 e 29 de novembro


Publicado por

em

A aplicação digital do Enem acontecerá pela primeira vez a partir deste ano


Continua após a publicidade

 A data da versão digital do Exame Nacional do Ensino médio foi alterada para os dias 22 e 29 de novembro. A notícia foi anunciada pelo Ministério da Educação na última sexta-feira, 17. O Enem digital estava programado para acontecer nos dias 11 e 18 de outubro.  Essa será a primeira vez em que as provas vão acontecer nesse formato.

De acordo com o ministro da educação, Abraham Weintraub, as duas versões da prova estão garantidas. Até então não houve alteração nas datas da prova que é feita no modo tradicional. Nos últimos dias, a Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou uma ação solicitando o adiamento do exame. Mas segundo as declarações de Weintraub, o Enem presencial deve acontecer como previsto.


Continua após a publicidade

“É um ano de desafio, em razão da pandemia de coronavírus. No entanto, não é isso que vai fazer que percamos o ano […] Não podemos deixar para depois uma geração inteira de médicos, enfermeiros, engenheiros e professores. Não faz sentido”, afirmou.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

O Enem digital será aplicado para até 100 mil estudantes. Os participantes devem estar atentos aos prazos disponibilizados no edital, pois as vagas estarão disponíveis para os primeiros participantes que optarem por essa versão.

A edição digital de 2020 vai atuar também como um indicador, avaliando esse formato. A previsão é de que a prova digital se consolide até 2026, e após esse período, a versão em papel deixará de existir.


Continua após a publicidade

Aplicação do Enem Digital 2020

 A aplicação da prova digital é igual à do formato impresso. Os estudantes que optarem por essa versão também devem seguir aos locais de prova, obedecendo os horários e regras estabelecidos no edital do Enem 2020.
No primeiro dia do exame, 22 de novembro, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer uma redação e responder as questões de: linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas.

No segundo dia, 29 de novembro, os estudantes terão cinco horas para responder as questões de ciências da natureza e matemática.

Cronograma do Enem Digital 2020

Justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 6 a 17 de abril – Lembrando que o Inep garantiu a isenção dos estudantes que perderam o prazo e atendem aos critérios estabelecidos pelo edital.

Divulgação dos resultados da isenção: 24 de abril

Solicitação de recurso da taxa de inscrição: 27 de abril a 1º de maio

Período de inscrições no Enem Digital: 11 a 22 de maio

Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio

Solicitação de atendimento especializado: não possui nesta edição

Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio

Aplicação do Enem Digital: 22 e 29 de novembro

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

Comentários do Facebook - Comente