Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Geral

QUARENTENA: ENERGISA ALEGA QUE DEMISSÕES FORAM SOMENTE EVENTOS PONTUAIS RELACIONADOS A ROTINA DA EMPRESA


Compartilhe:

Publicado por

em

Corte de energia está proibido durante a Pandemia, Aneel prorroga regra

Segundo fontes do site, a Energisa Rondônia vinha promovendo a demissão de vários trabalhadores no período de quarentena, numa total contradição a sua propaganda que vem sendo massificada diariamente em vários órgãos de imprensa local, onde tenta passar uma imagem para a população de que está preocupada com seus segurança e bem-estar de seus empregados e consumidores, diante da pandemia do Covid-19.

RESPOSTA DA ENERGISA


A distribuição de energia foi listada como serviço essencial à população no decreto n. 10.282 de 22 de março de 2020, editado pelo governo federal para combater a crise provocada pelo Covid-19. Pelo texto, as atividades não podem parar e limitações aos serviços só podem ser feitas pela Aneel (órgão regulador) em articulação com a União (poder concedente). Nosso time está integralmente comprometido em garantir energia de qualidade para as mais de 20 milhões de pessoas atendidas pela Energisa.

Neste momento, estamos tomando diversas providências para cuidar da saúde dos nossos colaboradores e clientes. Dentre as medidas, a empresa tem distribuído álcool em gel para os colaboradores que atuam em campo prestando serviços essenciais e incentivado bons hábitos de higiene. Também determinamos que a frota circule com as janelas abertas, deixando os ambientes internos mais arejados e menos suscetíveis à transmissão do vírus, e a higienização desta frota foi reforçada também.

As agências de atendimento, por exemplo, foram fechadas em 23 de março, por tempo indeterminado, e seguimos atendendo aos clientes por nossos canais virtuais 24 horas por dia. Importante tranquilizar a todos que nossas equipes seguem trabalhando para que não haja impacto no atendimento à população.


Mesmo o Governo Federal tendo, através de um decreto, regularizado o “Teletrabalho“, onde o empregador pode optar até por uma diminuição salarial, compensando eventuais prejuízos do empregador, a Energisa Rondonia fez a opção de demitir, sem justa causa, vários trabalhadores, somente no município de Ji-Paraná foram demitidos 5 (cinco) de uma só vez.

RESPOSTA DA ENERGISA


A Energisa informa que, nesse momento, está comprometida com a qualidade na prestação de serviços à população e com a manutenção de postos de trabalho. Eventuais movimentações são pontuais e estão relacionadas à rotina operacional da empresa. E que não houve nenhum tipo de ajuste no quadro funcional relacionado à crise causada pela pandemia de Covid-19.

Vale ressaltar que, desde o mês de dezembro de 2019, a empresa tem promovido a contratação de colaboradores para atividades realizadas anteriormente por empresas parceiras, como eletricistas de distribuição e auxiliares comerciais (leituristas). Nesse período, foram admitidos mais de 400 profissionais.


É interessante registrar que o Governo Federal e a Agência Nacional de Energia Elétrica, adotaram medidas para evitar o corte de energia elétrica que não trará nenhum prejuízo para a empresa, visto que, por exemplos, a proibição do corte por inadimplência, não vai dispensar o consumidor de pagar pelo seu consumo no futuro, tendo inclusive permitido a continuidade das medições e entrega das contas de energia.

LINK DA MATÉRIA QUE TRATA DOS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA


Energisa explica subsídio na conta de luz para clientes baixa renda


O mesmo acontece quanto ao não pagamento das contas por parte dos consumidores de baixa renda de suas contas de energia, pois essas contas serão todas pagas com recursos de fundos setoriais do setor elétrico, constituído através das contribuições pagas por todos os consumidores.

Ou seja, não existe nenhum motivo financeiro para essas demissões. Segundo a fonte, a Energisa Rondônia, desde que assumiu o controle acionário da concessão de distribuição de energia elétrica, já demitiu mais de oitenta por cento dos empregados, oriundo da antiga Ceron, vários deles, em virtude de suas idades e da crise, estão desempregados.

Cabe ao Ministério Público do Trabalho tomar as medidas que o caso requer, principalmente nesse momento mundial de pandemia do Coronavírus, que tem levado a falta de gêneros alimentícios de primeira necessidade para milhões de lares brasileiros. A redação do site entrou em contato com a assessoria de imprensa da Energisa em Rondônia, que afirmou iria verificar se as informações são verdadeiras.

 

Compartilhe: