Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Política

Projeto de lei do deputado Eyder Brasil obriga hospitais a denunciarem maus tratos à criança e adolescente


Compartilhe:

Publicado por

em

Parlamentar quer a notificação dos casos para as autoridades, para que sejam apurados com rigor

O deputado Eyder Brasil (PSL), apresentou o Projeto de Lei 428/2020, que determina aos profissionais de saúde da rede hospitalar pública e privada do Estado de Rondônia a notificar, compulsoriamente, os casos de maus tratos praticados contra crianças, adolescentes e aos menores de 18 anos, portadores de deficiência física e deficiência mental.

Eyder justificou sua propositura relatando que o PL visa à proteção da criança, adolescente e portadores de deficiência. Os hospitais podem informar os casos ao Conselho Tutelar ou Vara da Infância e Juventude, e na falta delas, ao Ministério Público.

O artigo 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA estabelece como infração administrativa os casos em que o médico, professor ou responsável por estabelecimento da atenção a saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, não comunicar à autoridade competente os casos, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos.

“Os profissionais da saúde podem colaborar, ajudando a denunciar a violência praticada, muitas das vezes pelos pais, familiares ou pessoas próximas às vítimas”, disse Eyder.

Texto e foto: Assessoria

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: