Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Unidade de Saúde do Aponiã tem atividades de enfermagem suspensas por falta de EPIs, em RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Suspensão é temporária, diz Coren. Semusa informou ao G1 que se tratou de um caso isolado e que ‘não está faltando EPI no município’; denúncia é de funcionários. Por falta de EPI’s, Unidade de Saúde do Aponiã tem atividades de enfermagem suspensas
Google Maps/ Reprodução
A Unidade de Saúde da Família Aponiã, em Porto Velho, teve as atividades de enfermagem suspensas nesta segunda-feira (13) após o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) receber denúncias de que o local não tem os equipamentos de proteção individual (EPIs). Os funcionários estavam atendendo sem os materiais.
Uma equipe do Coren esteve no local e confirmou a falta dos equipamentos no início da tarde desta segunda. A presidente do Coren, Silvia Maria Neri, disse que a visita ao local, junto com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado Rondônia, foi para constatar a veracidade da denúncia.
“De fato, [a unidade] não tem esses insumos. Mediante a essa situação, o Conselho está suspendendo temporariamente os atendimentos por parte da enfermagem até que seja suprida essa necessidade para que o profissional possa atuar com segurança”, disse.
Segundo o Coren, a unidade do Aponiã não tem máscaras cirúrgicas, aventais, gorro ou álcool em gel, ” equipamentos que preconizamos e que é de suma importância para os tipo de atendimento que essa unidade oferece”, reforçou Silvia.
Os próprios funcionários, conforme Silvia, informaram a falta dos materiais de proteção.
“Tentamos entrar em contato com alguém da administração. Não conseguimos. Falamos com o diretor por telefone e pedimos para que viesse até a unidade para nos receber e esclarecer acerca do que estava acontecendo e ele disse que não poderia vir. Diante desta situação está suspenso o atendimento por parte da enfermagem até que seja providenciado os equipamentos que o Ministério da Saúde preconiza para esse tipo de atividade dos profissionais. Inclusive a sala de vacina não está funcionando por conta desta situação”, explicou.
Ao G1, a presidente também disse que deixou um documento para oficializar a suspensão das atividades de enfermagem no local. Informou ainda ter orientado os profissionais da saúde que voltassem ao trabalho apenas após a providência dos EPIs.
Os atendimentos feitos na unidade são:
Triagem
Sala de vacina
Atendimento de consulta de pré-natal
Atendimento a pacientes de tuberculose
Ao G1, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou, em nota, que houve apenas demora na entrega dos equipamentos e negou que faltasse EPIs no local. Reforçou ainda que a situação tratou-se de um “caso isolado” (veja íntegra).
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado Rondônia, Anderson Andrade, explicou a importância os EPIs para a proteção tanto o profissional como também do paciente.
“Os EPIs na luta contra essa pandemia é de extrema importância e, ao chegar na unidade, constato que toda a equipe de enfermagem realmente não tinha os equipamentos. A gente, quanto sindicato, busca a valorização do profissional, mas também tentamos preservar a vida deles”, disse.
Veja na íntegra a nota da Semusa
Não era falta de EPI, o que houve foi que o servidor saiu da UBS para buscar os EPIs no almoxarifado e demorou para voltar, gerando um período longo de espera pelos equipamentos. Mas ele já retornou para a unidade com os EPI e está tudo normalizando. Não está faltando EPI no município, temos bastante. Foi um caso isolado.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: