Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Política

Conciliar prevenção da Covid-19 com a reabertura das empresas é uma necessidade, afirma deputado Cirone Deiró


Compartilhe:

Publicado por

em

Parlamentar defende que os setores produtivo e empresarial adotem novas práticas de higienização, para garantir o funcionamento

“É preciso encontrar o equilíbrio entre as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus-Covid-19 e a manutenção dos empregos, especialmente do setor do comércio e das indústrias ”, defendeu o deputado Cirone Deiró, ao citar a baixa densidade demográfica do Estado de Rondônia como um dos fatores a serem considerados nas estratégias adotadas pelas autoridades no enfrentamento da pandemia.

O parlamentar destacou que os dados do IBGE registram uma população de 1.757.589 habitantes distribuídos nos 52 municípios, distritos e área rural, o que representa uma densidade demográfica de apenas 6,5 hab./km² para uma área de 237.576 km².

De acordo com Cirone Deiró, a Covid-19 vai mudar de forma drástica as relações na sociedade, e medidas de prevenção, a exemplo do uso de máscaras, álcool em gel e a prática de lavar as mãos várias vezes, passam a partir de agora, a fazer parte do cotidiano de todas as pessoas que precisam sair de casa. “Os representantes do setor produtivo, especialmente do comércio, estão conscientes de que deverão adotar novas práticas de higienização das suas empresas e também fornecer equipamentos de segurança, além de álcool em gel para os trabalhadores”, destacou, ao afirmar que é possível manter as medidas preventivas e a retomada da atividade econômica com proteção a vida de todos.

Segundo ele, a reabertura do comércio e o funcionamento das indústrias neste momento, ainda será possível garantir a preservação de muitos empregos. “Recebo diariamente manifestações de trabalhadores que estão adoecendo pela incerteza gerada com o fechamento da empresa em que trabalham. Por outro lado, a grande maioria dos municípios rondonienses não registrou nenhum caso da Covid-19. Isso demonstra que a partir de agora, podemos adotar o isolamento vertical, onde as pessoas acima de 60 anos, e aquelas do grupo de risco permanecem isoladas, liberando apenas aqueles que precisam retornar ao trabalho”, defendeu.

Cirone afirmou que as prefeituras e até mesmo as forças de segurança devem atuar com rigor na fiscalização do cumprimento das medidas de segurança e proteção, tanto dos trabalhadores, quanto dos clientes. “Essa fiscalização rigorosa será necessária para a reeducação da população, quanto a necessidade do uso de máscaras e as demais medidas de segurança, e também para fiscalizar as empresas em relação ao cumprimento das medidas de proteção em relação aos trabalhadores. Todos os esforços devem ser empregados para garantir a saúde e bem-estar das pessoas. A vida sempre é nosso maior devemos todos estar comprometidos com preserva-la”, concluiu.

 

Foto: Assessoria

Compartilhe: