Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Exame

Salve os empregos para salvar seu negócio, diz Semenzato


Compartilhe:

Publicado por

em

José Carlos Semenzato está acostumado com desafios. O empresário, jurado do programa de televisão Shark Tank, começou a trabalhar aos 13 anos vendendo coxinha no interior de São Paulo e hoje é dono da SMZTO Holding de Franquias, que atua na gestão e na aceleração de negócios no franchising. O empresário fala à Exame sobre as franquias brasileiras em meio à crise do coronavírus em entrevista ao vivo da série exame.talks.

A SMZTO tem experiência investindo em franquias de diferentes setores. Dentro do portfólio do grupo estão redes de depilação, educação e alimentação, como a Espaçolaser, o Instituto Embelleze e a Oakberry. Para 2020, Semenzato projetava que o grupo chegaria a 2,5 mil franquias, gerando 50.000 empregos e movimentando 3,4 bilhões de reais.

Com a crise causada pela pandemia de coronavírus, os planos foram pausados. “Neste cenário que se apresenta, se igualarmos o cenário de 2019, já está ótimo, vamos lutar para que isso seja verdade”, diz Semenzato.

Alguns setores investidos pela SMZTO estão conseguindo continuar a operação, com pequenos ajustes. As redes de alimentação, por exemplo, apostam no delivery e com isso devem conseguir faturar em abril cerca de 20% do que seria a receita normal para o período.

“Esses 20% não pagam as contas, mas ajudam a pagar pelo menos a folha de pagamento nesse momento. Já está ótimo”, diz Semenzato. 

Para ele, o momento não é para pânico, mas os empresários precisam queimar as reservas acumuladas em prol dos colaboradores. “Vamos cuidar das pessoas”, diz Semanzato. “Não é hora de ser egoísta”.

A entrevista é conduzida pelos repórteres Gabriela Ruic e João Pedro Caleiro. Assista ao vivo:

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: