Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

Durante pandemia, amigas fabricam e doam máscaras para pessoas em situação de rua em RO


Compartilhe:

Publicado por

em


As assistentes Vanessa e Tairine dizem que o trabalho é realizado pensando no próximo. “Ao entregar as máscaras muito deles agradeciam, falando que alguém lembrou deles”. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que somente as pessoas que estão doentes usem máscaras.
Tairine Arruda/ arquivo pessoal
As assistentes sociais Tairine Arruda e Vanessa Paz fabricaram e entregam várias máscaras às pessoas em situação de rua em Porto Velho. A ação solidária é para evitar a propagação do coronavírus no estado.
Em Rondônia, segundo o boletim mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), há três casos confirmados para a Covid-19. Dois são pacientes de Porto Velho e o outro de Ji-Paraná.
Tairine conta que a ideia de entregar máscaras surgiu no momento em que elas perceberam a falta de um cuidado específico com essa população.
Vanessa Paz e Tairine Arruda entregaram as máscaras no último fim de semana
Vanessa Paz/ arquivo pessoal
“Eles não têm suporte, não têm ajuda. O fato da nossa cidade não ter um centro de acolhimento emergencial acaba dificultando fazer qualquer tipo de prevenção”, diz.
Assistente social confecciona 50 máscaras para entregar à pessoas em situação de rua
Vanessa Paz/ arquivo pessoal
Na área da saúde há mais de 12 anos, Vanessa confeccionou as máscaras e, antes de entregá-las, as embalou. O trabalho, segundo ela, valeu o esforço.
“Liguei para as lojas em Porto Velho, mas não encontrei nenhuma máscara para vender. Foi quando decidi que ia confeccioná-las. Me preparei, usei os EPI’s e confeccionei 50 unidades. Depois embalei em plásticos novinhos”, explica.
Durante a entrega, Tairine conta que o primeiro contato com as pessoas em situação de rua foi tomada por um sentimento de tristeza.
“Eles estão em total exclusão, sem apoio e sem atenção. Uma situação muito triste. Por isso, se cada um de nós fizermos a nossa parte, todos sairemos dessa”, opina.
Vanessa ressalta que o trabalho realizado “foi pensando no próximo. Ao entregar as máscaras muito deles me agradeciam, falando que alguém lembrou deles”, finaliza.
MAPA mostra as cidades com infectados e o avanço dos casos
GRÁFICOS mostram curva da infecção nos estados; veja evolução
VÍDEO: nº de casos está dobrando a cada 2 ou 3 dias no país
Initial plugin text
Compartilhe: