Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Após decreto de calamidade, autoridades fiscalizam comércio em Guajará-Mirim, RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Associação Comercial, Industrial e Serviços (ACISGM) diz que 70% das vendas locais são feitas para a Bolívia, com o porto fechado, situação preocupa comerciantes. Fiscalização comércio em Guajará-Mirim, RO
Assessoria de Comunicação da Prefeitura/Divulgação
Em Guajará-Mirim (RO), equipes de fiscalização da prefeitura, e órgãos da saúde e segurança, estão percorrendo diariamente as ruas da cidade para fiscalizar comércios. A ação começou após o Decreto de Calamidade Pública, publicado pelo Governo do Estado, na semana passada.
Na cidade, segundo a Associação Comercial, Industrial e Serviços (ACISGM), 70% das vendas locais são feitas para a Bolívia. Com o fechamento das fronteiras e o decreto de calamidade pública, as lojas estão quase todas fechadas e o movimento nas ruas caiu bastante.
Mas autoridades dizem que é esperado que a classe entenda a necessidade da prevenção. A empresária Josilma Barbosa, do ramo de pet shop, explica que a medida é super válida.
“Estamos funcionando muito bem, através do sistema delivery. Além disso, meus funcionários estão trabalhando em revezamento e todos nós, estamos sempre de máscaras, cuidando da higiene”, destacou.
Agentes da Polícia Civil e Militar, bombeiros, funcionários do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) e Agencia de Vigilância em Saúde, inspecionam, orientam e fiscalizam para que todos os empresários cumpram com o decreto. A medida é mais uma ação de combate ao novo coronavírus.
Ainda de acordo com o decreto, a polícia também está autorizada a dispersar aglomerações de pessoas, e quem não cumprir, vai responder criminalmente.
MAPA mostra as cidades com infectados e o avanço dos casos
GRÁFICOS mostram curva da infecção nos estados; veja evolução
VÍDEO: nº de casos está dobrando a cada 2 ou 3 dias no país
Compartilhe: