Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

G1

1º lote de vacina contra gripe acaba em Porto Velho, diz Semusa


Compartilhe:

Publicado por

em


Idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde são prioridade. Próximo lote deve ser entregue pelo Ministério da Saúde no dia 1º de abril. Primeiro lote da vacina contra gripo acabou em Porto Velho.
Prefeitura de Marília/Divulgação
As doses de vacinas contra H1N1 e a Influenza terminaram em todas as unidades de saúde de Porto Velho. A falta das doses para a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe foi confirmada pela prefeitura da capital esta terça-feira (24). Idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde estão na fila de prioridade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o próximo lote está previsto para ser entregue no dia 1º de abril pelo Ministério da Saúde.
A Semusa informou que os grupos prioritários serão avisados da retomada dos atendimentos e disponibilizou o seguinte número para retirada de dúvidas: (69) 3224-8071. A vacina protege contra o H1N1, H2N3 e Influenza B, doenças que podem levar a morte.
Transmissão
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é transmitida pelas secreções respiratórias, a partir de tosse ou espirros, e pode sobreviver algumas horas em diversas superfícies.
Os sintomas são febre alta, calafrios, tosse (que pode ser seca ou com expectoração), dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, dor muscular e coriza.
Prevenção
Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes das refeições, e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;
Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);
Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
Manter os ambientes ventilados e arejados;
Limpar com álcool superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos;
Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e demais objetos de uso pessoal;
Manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: