Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Pacientes com suspeitas de coronavírus em Nova Mamoré, RO, vieram do Peru, diz prefeitura


Compartilhe:

Publicado por

em


Sesau incluiu os casos no boletim diário sobre a doença. Pacientes estão em isoladas segundo Secretaria de Saúde do município. Coronavírus (Covid-19)
Hellen Souza/ Arte-G1
Durante o último sábado (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mamoré (RO), recebeu a suspeita de dois casos de coronavírus na cidade. As duas pessoas já fizeram exames e estão isoladas.
Segundo o secretário de Saúde do município, Rafael Ripke, as pacientes chegaram recentemente do Peru e apresentaram sintomas sugestivos a Covid-19.
“Assim que chegaram do exterior, eles já começaram a sentir os sintomas e ficaram em quarentena. Entraram em contato com a secretaria e nós orientamos o que iria ser feito”, destacou.
Na manhã de sábado, segundo o secretário, uma equipe da Vigilância Sanitária foi até a residência das pacientes.
“A equipe avaliou e constatou que eles realmente apresentavam sintomas similares ao coronavírus. Imediatamente foi coletado material e no sábado mesmo foi enviado para o Lacen”, frisou o secretário.
Enquanto aguarda o resultado dos exames, o município de Nova Mamoré também tem alertado aos moradores para que permaneçam em casa. Durante a noite de sábado, autoridades sanitárias e militares percorreram ruas da cidade fazendo o alerta para a população, para que evitassem sair de casa.
Os casos estão inclusos no boletim sobre a doença divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). Veja balanço.
MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos
Onde tirar dúvidas?
O governo de Rondônia tem dois números de CIEVS para ajudar e orientar moradores quanto aos sintomas e procedimentos para exames do coronavírus. Os telefones são 0800 642 5398 e 0800647 1010.
Fique em casa
As autoridades pedem que, durante a validade do decreto, os moradores permaneçam em casa e não circulem pelas ruas sem necessidade. Quando precisar sair para fazer compras, por exemplo, Fernando Máximo, secretário de saúde, dá uma sugestão.
“Ao invés de ir a família toda no mercado, vai apenas uma pessoa fazer as compras. Não leve seus filhos no parquinho. É para todos ficarem em casa, isolados”, aconselha o secretário.
Guia de isolamento domiciliar por causa do novo coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Compartilhe: