Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

Rondônia tem 137 casos suspeitos de coronavírus em 14 cidades, diz novo boletim da Sesau


Compartilhe:

Publicado por

em


Dados são da Sesau e foram divulgados na noite deste sábado (21). Estado tem três casos já confirmados e 15 descartados. Estado tem 15 casos descartados, mas investiga 137
Divulgação
O número de casos suspeitos de coronavírus subiu neste sábado (21) em Rondônia. Um novo balanço da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informa que há 137 casos suspeitos em 14 cidades diferentes.
Neste sábado, a Sesau confirmou o 3° caso de coronavírus no estado. São dois homens de Porto Velho que retornaram de viagens e, após chegar na capital, apresentaram os sintomas da doença. Os pacientes estão em quarentena, em casa, e são acompanhados pela equipe de saúde.
Dois 137 casos que seguem sendo investigados no estado, 75 são apenas em Porto Velho. Abaixo, veja a lista das cidades com caso suspeito.
Porto Velho – 75
Ariquemes – 8
Ji-Paraná – 14
Cacoal – 11
Vilhena – 7
Pimenta Bueno – 4
Nova Mamoré – 2
Ouro Preto do Oeste – 5
Rolim de Moura – 3
Alta Floresta do Oeste – 1
Espigão do Oeste – 1
Jaru – 4
Nova Brasilândia do Oeste – 1
Santa Luzia do Oeste – 1
Ainda conforme a Sesau e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), 15 casos suspeitos já foram descartados para Covid-19.
3 casos confirmados
O estado tem, até este sábado, três casos confirmados da Covid-19. O primeiro foi registrado em Ji-Paraná, na noite de quinta-feira (19). O paciente é um homem de 29 anos, morador de São Paulo, que esteve na cidade para trabalhar.
Durante coletiva de imprensa neste sábado, o secretário Fernando Máximo confirmou os dois primeiros casos da doença em Porto Velho.
Estado em calamidade pública
Com a pandemia de coronavírus, o Governo de Rondônia decretou estado de calamidade pública por causa da pandemia do coronavírus e mandou fechar alguns estabelecimentos comerciais, assim como a proibição da operação de aeroportos estaduais e viagens de ônibus interestaduais e internacionais.
Veja o que muda com o decreto de Rondônia
Onde tirar dúvidas?
O governo de Rondônia tem dois números de CIEVS para ajudar e orientar moradores quanto aos sintomas e procedimentos para exames do coronavírus. Os telefones são 0800 642 5398 e 0800647 1010.
Fique em casa
As autoridades pede que, durante a validade do decreto, os moradores permaneçam em casa e não circulem pelas ruas sem necessidade. Quando precisar sair para fazer compras, por exemplo, Fernando Máximo dá uma sugestão.
“Ao invés de ir a família toda no mercado, vai apenas uma pessoa fazer as compras. Não leve seus filhos no parquinho. É para todos ficarem em casa, isolados”, aconselha o secretário de saúde.
Guia de isolamento domiciliar por causa do novo coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Compartilhe: