Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Mundo

Uruguai anuncia medidas econômicas para lidar com pandemia


Compartilhe:

Publicado por

em

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou um pacote de medidas para tentar amenizar os impactos econômicos, sanitários e sociais decorrentes da pandemia do novo coronavírus. O país registra, até esta sexta-feira (20), 94 casos de contaminação pela Covid-19.

 

Entre as medidas econômicas, está a abertura de linhas de crédito com juros baixos no banco estatal uruguaio, empréstimos para pequenas e médias empresas e adiamento dos pagamento de impostos e da previdência social.

 

Um regime especial de seguro-desemprego também foi flexibilizado para todos os setores. Esse seguro é para os funcionários que tiverem suas horas de atividade reduzidas pela metade.

 

Enquanto a empresa paga 50% do salário, o governo paga outros 25%. Além dos empréstimos, os bancos e administradores de crédito foram autorizados a adiarem as parcelas de empréstimos para pessoas físicas e jurídicas, medida que já começou a ser implementada.

 

Na noite de ontem, milhares de uruguaios foram às janelas e varandas para aplaudir o trabalho dos profissionais da saúde, como também aconteceu no Brasil.

 

Lacalle Pou afirmou que adere à manifestação em apoio a esses profissionais e agradeceu também o amplo trabalho desenvolvido por voluntários que prestam apoio e ajuda, principalmente, aos mais idosos.

 

Na última sexta-feira, depois do anúncio dos primeiros casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus, o governo havia anunciado a suspensão de todas as aulas, tanto de escolas públicas como privadas, por duas semanas.

 

Agora, o governo ampliou a suspensão por uma semana mais, até a sexta-feira, 3 de abril. Mas, conforme a avaliação do governo, o prazo de quarentena pode ser estendido.

Compartilhe: