Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Política

Com a confirmação do 1º caso de Coronavírus de Ji-Paraná/RO, deputado Ismael Crispin ressalta medidas de prevenção


Compartilhe:

Publicado por

em

Isolamento social é a forma mais eficaz de evitar a rápida propagação da Covid-19

 Na noite desta quinta-feira (19), o município de Ji-Paraná, distante cerca de 378 Km de Porto Velho, capital de Rondônia, confirmou o 1º caso de Coronavírus do Estado. Diante do cenário, o deputado Ismael Crispin (PSB) está usando suas redes sociais para ressaltar as medidas de prevenção e ainda, pedir o isolamento social.

Ismael apontou que conforme orientação dos especialistas, o isolamento social é a forma mais eficaz de evitar a rápida propagação da Covid-19, doença provocada pelo vírus. “O isolamento social é muito importância. Fiquem em casa, cuide de você, cuide da sua família. Essa é uma luta de todos os brasileiros. Precisamos ter responsabilidade e ficar em casa e principalmente seguir orientações de fontes confiáveis, entre elas do Ministério da Saúde”, disse.

Em relação ao 1º caso confirmado de Coronavírus de Ji-Paraná/RO, o deputado ressaltou que de acordo com nota divulgada pela Prefeitura do Município, o paciente é morador de São Paulo e esteve em Ji-Paraná a trabalho.

Segundo a Prefeitura, após sentir os sintomas, o paciente contratou equipe médica particular para realizar o acompanhamento. Foram coletadas amostras na cidade e enviadas para análise em laboratório da rede de saúde privada. Após este procedimento, ele fretou voo particular retornando para sua cidade, onde permanece em observação e em isolamento social.

Higienização e mudança de comportamento

 Além das restrições na circulação, é preciso reforçar todas as formas de higienização das mãos, já que a doença se propaga em uma velocidade enorme.

Primeiro, é preciso molhar as mãos e, depois, pegar uma quantidade suficiente de sabonete de qualquer tipo para fazer a limpeza. É preciso começar pela palma das mãos e punhos, depois limpar entre os dedos e a parte superior das mãos. Depois, é preciso limpar os polegares e as pontas dos dedos.

Caso a torneira não seja automática, o indicado é usar uma folha de papel para abrir e fechar a peça – evitando o contato direto com as mãos limpas. Segundo o médico infectologista, o álcool em gel deve ser sempre utilizado no caso de não haver a possibilidade de lavar as mãos com água e sabão. No caso das duas opções, sempre opte pela higienização com água.

Além disso, deve-se manter uma distância de um metro de outra pessoa, para evitar uma eventual contaminação, bem como tossir sempre com um lenço de papel descartável. Caso não seja possível, é preciso tossir com a boca voltada para o cotovelo.

Foto: Assessoria

Compartilhe: