Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Coronavírus: Com 3 novos casos, Venezuela restringe voos nacionais e internacionais


Compartilhe:

Publicado por

em

Venezuela restringe voos internacionais devido ao coronavírus

O governo venezuelano elevou para 36 o número de casos confirmados no país, nessa terça-feira (17), dia em que foi anunciada a restrição de todos os voos nacionais e internacionais.

“No processo de detecção diária de casos de coronavírus na Venezuela” foram identificados “três novos casos” em homens, residentes no leste de Caracas, anunciou a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez. “A região da capital é agora a de maior incidência de casos, com 11 pessoas infetadas”.

O Instituto de Aviação Civil da Venezuela (Inac) anunciou a restrição de todos voos nacionais e internacionais no país.

“O Inac informa ao povo venezuelano que a partir de 17 de março se restringem as operações aéreas de aviação geral e comercial, para e dentro da República Bolivariana da Venezuela, reforçando as ações de segurança e saúde em todo o território” venezuelano.

O instituto acrescentou que “apenas estão autorizados os voos, pousos e decolagem de carga e correio”.

CASOS CONFIRMADOS NA VENEZUELA

Com 36 casos confirmados de Covid-19, a Venezuela está deste segunda-feira (16) em “quarentena social coletiva” para evitar a propagação do vírus.

A população pode circular apenas na área de residência, por estar restrita a circulação por terra entre os 24 estados do país.

Milhares de militares e políciais patrulham cidades e estados. As autoridades a exigem o uso de máscaras de proteção às pessoas que caminham e para entrar nos supermercados, farmácias e hospitais, únicos estabelecimentos comerciais autorizados a permanecer abertos, embora em horário reduzido.

Nos supermercados, majoritariamente de portugueses, é limitado o número de pessoas que podem estar ao mesmo tempo no interior. Os clientes esperam em filas à porta, mantendo distância de 1,5 metro por pessoa.

Desde sexta-feira passada a Venezuela está sob “estado de alerta”, o que permite ao Executivo tomar “decisões drásticas” para combater a pandemia de Covid-19.

Constitucionalmente, o estados de alerta tem duração de 30 dias, prorrogáveis por igual período.

Em 13 de março, a Venezuela suspendeu os voos provenientes da Europa, da Colômbia, do Panamá e da República Dominicana, sendo também restrita a entrada de pessoas provenientes do Irã, do Japão e da Coreia do Sul.

Além das escolas, os clubes culturais e recreativos em Caracas estão fechados, sendo obrigatório usar máscaras de proteção no metrô e no sistema ferroviário, que presta serviço apenas a trabalhadores dos serviços básicos de primeira necessidade.

O acesso às praias e parques está também interditado.

O coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infectou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 81 mil se recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar situação de pandemia.

*Emissora pública de televisão de Portugal

Compartilhe: